Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Nove comportamentos que dizem se está ou não a evitar uma separação

O fim da relação está à vista de todos... menos da sua. Eis os comportamentos que revelam que está a evitar o inevitável.

Nove comportamentos que dizem se está ou não a evitar uma separação
Notícias ao Minuto

14:16 - 01/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Casais

O medo de uma possível rejeição, da solidão e da incapacidade de seguir em frente são os principais motivos para algumas pessoas continuarem a lutar por relações que há muito falharam.

"Acabar uma relação significa que a pessoa encara a perda (mesmo que seja a parte que quer) e que vai ter de voltar ao cenário de encontros, o que até pode parecer excitante, mas na generalidade é bem pior do que estar numa relação. Quando não queremos que algo aconteça, tendemos a evitar pensar ou ver os sinais", explica ao site Bustle a psicoterapeuta Tina B. Tessina.

De acordo com a publicação, as pessoas que tentam evitar a todo o custo o final de uma relação acabam por adotar, de uma forma mais ou menos inconsciente, uma série de comportamentos, como passar a fazer mais coisas sem companhia. Diz a terapeuta Rhonda Milrad que as pessoas pensam que "ao separar as vidas e concentrar menos energia na construção de pontos comuns é uma maneira de permanecer feliz na relação".

Começar a olhar para o sexo como uma obrigação, imaginar a vida de outra forma (e sem a cara-metade) e parar de tentar resolver os problemas conjuntos são outros sinais claros de que se está a evitar uma separação, mesmo sabendo que a relação já pode não ter salvação.

Diz o Bustle, que conversou com alguns especialistas em casais, que as desculpas constantes, as mentiras mais ou menos maldosas e as mudanças de hábitos (como ir mais tarde para a cama) são outros fatores a avaliar, especialmente quando a família e os amigos ficam envolvidos neste problema a dois.

Dizer a si mesmo de que tudo se vai resolver e ficar bem até pode ajudar a levantar o ânimo, mas a verdade é que é também um sinal de que se calhar o melhor é mesmo cada um seguir com o seu caminho.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório