Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Chegou o dia de todas as decisões para a bitcoin: Reforço ou separação?

Os dois lados da batalha pelo futuro da moeda digital mais famosa do mundo decidem esta terça-feira entre os dois caminhos a seguir.

Chegou o dia de todas as decisões para a bitcoin: Reforço ou separação?
Notícias ao Minuto

09:54 - 01/08/17 por Bruno Mourão

Economia Mercado

O mundo das moedas virtuais promete viver um dia de muitas mudanças, que pode definir o futuro da bitcoin, do ether e de várias outras divisas menos conhecidas. 

Como explica a Reuters, os dois lados de uma batalha já longa pelo próximo passo a tomar na estrutura tecnológica que serve de base à bitcoin estão prestes a decidir se é criada uma nova variação da moeda, ou se é apenas alargada a rede atual para aumentar o número de transações possíveis. 

Ao que tudo indica, um pequeno grupo de 'miners' de bitcoin (programadores que criam a moeda virtual) com residência na China apresentou uma proposta de criação do bitcoin cash, uma nova versão de bitcoin baseada numa segunda blockchain que seria responsável por novas transações e ajudaria a expandir a capacidade global da rede; no entanto, os 'miners' que dominam a atual blockchain (rede que gere as transações) preferem manter a proposta anterior de melhoria da rede – BIP 91 – através do software SegWit2x, que tornou os pagamentos mais rápidos e aumentou o número de transações possíveis. 

Caso a separação avance, os utilizadores vão poder comprar bitcoin através da nova blockchain, criando um mercado combinado com características diferentes. Os especialistas comparam a situação a um processo de separação de ações, que normalmente reduz o valor individual dos títulos mas cria uma maior estabilidade e segurança. 

Neste momento, os maiores sites e corretoras de venda e compra de bitcoin dividem-se em relação ao bitcoin cash: a Coinbase, a Bitstamp e a bitMEX, por exemplo, não vão aceitar a divisão e apenas vão permitir que os clientes comprem bitcoin através da blockchain original; a Bitfinex e a Kraken, pelo contrário, vão aceitar o bitcoin cash e vão dar aos clientes a mesma quantidade de cash que já detiverem em bitcoins clássicas (se tiverem 100 bitcoins, por exemplo, vão receber 100 unidades de bitcoin cash). 

Por enquanto, o bitcoin cash está a ser trocado a uma média de cerca de 280 dólares por unidade nos mercados de futuros, contra uma média superior a 2.800 dólares por unidade da bitcoin original.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório