Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Após série aumentou no Google a pesquisa sobre 'Como cometer suicídio'

Em causa está a série '13 Reasons Why’.

Após série aumentou no Google a pesquisa sobre 'Como cometer suicídio'
Notícias ao Minuto

20:06 - 31/07/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo '13 Reasons Why'

O suicídio de uma jovem é central na trama da série ‘13 Reasons Why’, uma aposta da Netflix que foi bem recebida por boa parte do público e da crítica.

Mas o facto de abordar um tema complexo – o suicídio – levou a que a série causasse também um aceso debate entre quem defende que é importante um tema desta complexidade ser central numa obra e quem teme que traga riscos para espectadores mais vulneráveis.

Não será por acaso que há já mais de 600 mil referências noticiosas no Google sobre ‘13 Reasons Why’, como aponta um estudo publicado na JAMA Internal Medicine. Mas há outra tendência que se verificou no Google e para a qual este estudo chama a atenção. 

Desde a estreia da série, aumentaram em 26% as pesquisas em inglês no Google sobre “como cometer suicídio”. Aumentaram igualmente em 23% as pesquisas no mesmo motor de busca sobre “prevenção de suicídio”, bem como em 21% as buscas pelo número da linha de apoio.

John Ayers, investigador da Universidade de San Diego que liderou este estudo, considera que “o tempo para o debate retórico terminou”, cita a CNN.

Na perspetiva do investigador, há razões para preocupação, nomeadamente devido a este aumento de “milhares de pessoas a mais que estão a pesquisar sobre formas de se matarem”.

À mesma cadeia televisiva, a Netflix reagiu afirmando que sempre acreditou que a série poderia fazer com que se debatessem mais este complexo tema. A Netflix diz ainda querer que as lições aprendidas tomem parte na preparação da segunda temporada da série.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório