Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Investigadores detetam "sinais estranhos" de estrela a 11 anos-luz

A estrela em questão dá pelo nome de Ross 128 e é uma anã vermelha 2.800 vezes menos brilhante que o nosso Sol.

Investigadores detetam "sinais estranhos" de estrela a 11 anos-luz
Notícias ao Minuto

08:09 - 18/07/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

Astrónomos e investigadores foram capazes de detetar “sinais estranhos” vindos de uma estrela localizada a 11 anos-luz de distância da Terra. Estes sinais foram detetados graças ao Observatório Arecibo, um telescópio dedicado a ondas de rádio a partir do qual os sinais foram detetados “quase periodicamente ao longo de um período de dez minutos.

A estrela que se julga estar na origem destes sinais tem o nome ‘Ross 128’ e é 2.800 vezes menos brilhante que o nosso Sol. Conta ao Business Insider um dos astrobiólogos do Observatório Arecibo, Abel Méndez, que é extremamente improvável que se tratem de sinais com fonte em vida alienígena, ainda que a opção não seja de todo descartada.

Ainda assim, é colocada a hipótese de a estrela também não ser responsável por estes sinais, existindo a possibilidade de algo entre a Terra e a Ross 128 estar na origem. Uma das hipóteses é que se trate de um satélite lançado por seres humanos, mesmo que nunca se tenham visto satélites capazes de emitir este tipo de sinais.

Para continuar a analisar o caso os investigadores vão continuar a observar a estrela, pelo que é de esperar que surjam novidades sobre o assunto.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório