Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"O SIRESP não está preparado para responder a todas as necessidades"

Jaime Marta Soares afirmou que SIRESP vai continuar a falhar. Questiona ausência de representante dos bombeiros da comissão independente que vai analisar os incêndios de Pedrógão Grande.

"O SIRESP não está preparado para responder a todas as necessidades"
Notícias ao Minuto

22:57 - 17/07/17 por Notícias Ao Minuto

País Jaime Marta Soares

Jaime Marta Soares deixou duras críticas ao desempenho do SIRESP. O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses disse na SIC Notícias que as falhas do SIRESP vão continuar. "Falhou hoje, falhou ontem, falhará amanhã. Falhará todos os dias", afirmou Jaime Marta Soares e acrescentou: "Não se dimensionou o SIRESP para que estivesse preparado de forma a que estivesse no patamar máximo para responder a todas as solicitações".

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses disse que o primeiro-ministro deve conhecer as limitações do SIRESP, pois "sabe o que encomendaram".

Marta Soares questionou "a independência da comissão independente" e a ausência de um representante dos bombeiros nesta comissão.

"Questiono o porquê daqueles que estiveram no terreno, os bombeiros, não terem ninguém na Comissão Independente. É absolutamente inaceitável e injusto e não consigo entender porquê", sugerindo que os bombeiros ficaram sem representante na comissão "porque são exigentes, chamam a atenção de coisas que passam ao lado das outras pessoas, são incómodos".

Um mês depois da tragédia de Pedrógão Grande ainda não há um relatório sobre o que aconteceu, mas Marta Soares defende que é necessário tempo para ser feito "um estudo muito aprofundado de tudo. Não se pode fazer uma análise em cima do joelho".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório