Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Eletricidade de Moçambique reforça rede no sul do país

A empresa pública Eletricidade de Moçambique (EDM) anunciou hoje o reforço da rede no sul do país graças à conclusão de obras na subestação de Dzimbene, província de Gaza.

Eletricidade de Moçambique reforça rede no sul do país
Notícias ao Minuto

20:28 - 17/07/17 por Lusa

Economia EDM

O investimento rondou os 69 milhões de euros e além de permitir à infraestrutura servir mais clientes domésticos, deverá impulsionar a instalação de um parque industrial no distrito de Bilene.

A subestação permitirá ainda fornecer energia às províncias de Gaza e Inhambane em situações de corte ou de manutenção da linha principal, refere Arone Malendze, gestor da EDM, citado pela edição de hoje do jornal moçambicano Notícias.

De acordo com aquele responsável, decorrem ainda investimentos nas redes das províncias de Inhambane, Nampula (norte) e Zambézia (centro), prevendo-se que estejam concretizados em 2018.

A província de Gaza vai também passar a beneficiar de energia fornecida por uma nova central elétrica de ciclo combinado a gás natural em Macarretane, no norte da região.

O empreendimento pertence à Kuvaninga, empresa público-privada, constituída por um grupo de moçambicanos com auxílio técnico e financeiro de parceiros sul-africanos.

A central representa um investimento de 96 milhões de euros, tem uma capacidade de 40 megawatts (MW) e foi inaugurada oficialmente no sábado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

O chefe de Estado apontou os projetos de aumento da oferta de energia como uma prioridade para aumentar a disponibilidade e qualidade de acesso à eletricidade em Moçambique.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório