Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Dez perguntas que deve fazer quando tem dor de cabeça

Antes de recorrer a medicamentos, faça estas perguntas para tentar perceber a origem do problema.

Dez perguntas que deve fazer quando tem dor de cabeça
Notícias ao Minuto

07:10 - 18/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

Cerca de sete em cada 100 pessoas têm dores de cabeça diariamente. Apesar de ser um problema comum, não deve ser considerado normal, especialmente quando é muito frequente (quatro ou mais crises por mês).

A dor de cabeça nem sempre é sintoma de algum problema de saúde e pode até mesmo ser um sinal que o seu corpo está a dar de que precisa de alguma coisa. A revista Boa Forma aconselha a, antes de recorrer a medicamentos, tentar perceber a origem do problema, por exclusão de partes, fazendo estas perguntas a si mesmo:

1. Já bebeu água? A falta de água pode estar na origem da sua dor de cabeça. Tente beber dois litros de água por dia.

2. Comeu bem? Passar várias horas sem comer priva os neurónios do seu combustível, a glicose, o que pode resultar numa valente dor de cabeça. No entanto, comer alimentos ricos em açúcar, gordura e sal não vai ajudar nada.

3. Exagerou no café? Um cafezinho até pode ‘curar’ uma dor de cabeça leve, mas se exagerar e tomar quatro ou cinco pode provocar a dor de cabeça. O ideal é não beber mais do que três cafés por dia, mas tentar perceber como é que o seu corpo reage.

4. Bebeu álcool? Cerveja, vinho e bebidas brancas são muitas vezes responsáveis por dores de cabeça. A tiramina, substância produzida na fermentação das bebidas, faz com que os vasos sanguíneos do cérebro dilatem e recebam mais sangue, podendo espoletar uma dor de cabeça.

5. Dormiu bem? Se dormiu pouco ou mal – a acordar várias vezes durante a noite ou com a televisão ligada – é normal que tenha uma dor de cabeça. Tente dormir entre sete e oito horas por noite.

6. Como está a sua postura? Se costuma dormir torto ou deitar-se no sofá com o pescoço dobrado, a cabeça pode sofrer as consequências. Faça exercícios para melhorar a postura e aliviar a pressão do pescoço e da cabeça.

7. Anda stressado? A tensão do dia a dia pode deixá-lo com as costas e o pescoço enrijecidos e isso pode resultar numa dor de cabeça ao fim do dia. Tente fazer várias pausas ao longo do dia de trabalho e aproveite para esticar o corpo.

8. Está sempre a tomar medicamentos? Há quem esteja sempre a recorrer aos analgésicos, mas os estudos avisam que exagerar nas doses (cerca de dez comprimidos por dia) pode desequilibrar a produção de neurotransmissores, aumentando a intensidade e a frequência da dor de cabeça, que se pode tornar crónica.

9. Está com tensão pré-menstrual? A variação hormonal no período menstrual pode originar dores de cabeça, que podem surgir até ao primeiro dia do ciclo.

10. Mudou de pílula? Enquanto algumas mulheres têm menos sintomas ligados à menstruação quando tomam a pílula, outras têm mais crises de dores de cabeça e tensão pré-menstrual. Fale com o seu médico para conseguirem chegar à pílula com a dosagem ideal para si.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório