Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Famalicão vai oferecer manuais escolares a crianças do 2.º ciclo

A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai oferecer os manuais escolares às crianças a frequentar o 2.ºciclo do Ensino Básico, um investimento de 250 mil euros que irá abranger 2.500 alunos, anunciou hoje aquela autarquia.

Famalicão vai oferecer manuais escolares a crianças do 2.º ciclo
Notícias ao Minuto

18:22 - 17/07/17 por Lusa

País Câmara Municipal

Em comunicado enviado à Lusa, o município dirigido por Paulo Cunho explica que a medida entrará em vigor no próximo ano letivo (2017/2018) e engloba os livros escolares das disciplinas de Português, Matemática, Inglês, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais.

Segundo o documento, a oferta daqueles manuais escolares surge no cumprimento de uma promessa do autarca que afirmou que se o Governo estendesse ao 2.º, 3.º e 4.º ano o empréstimo dos manuais escolares, que aconteceu para o primeiro ano, a Câmara Municipal de Famalicão avançaria com a cedência dos livros para o segundo ciclo, ou seja para o 5.º e 6.º ano.

"É um investimento na educação e nas famílias de Vila Nova de Famalicão", explica Paulo Cunha no texto, onde refere que esta é uma medida com um "impacto direto importante nos orçamentos das famílias do concelho".

Além daquele investimento, a autarquia vai voltar também a oferecer gratuitamente as fichas de apoio a todas as crianças do 1.º ciclo, beneficiando perto de cinco mil crianças, num investimento de cerca de 130 mil euros.

Para além disso, o município disponibiliza ainda uma verba de 10 mil euros para aquisição de livros para o Banco de Livros Escolares, caso exista essa necessidade, destinado ao empréstimo de manuais a famílias com filhos noutros ciclos de ensino, que não disponham de condições financeiras para os adquirir.

Ao todo, adianta o texto, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai investir 390 mil euros com a aquisição dos manuais escolares.

"Isto significa que uma família com um filho no 1.º ciclo do Ensino Básico e outro no 2. ciclo vai poupar perto de 150 euros em Famalicão com a aquisição dos livros escolares", refere a autarquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório