Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Comité saudita diz que jovem que usou "roupa indecente" deve ser julgada

O Comité para a Promoção da Virtude e para a Prevenção do Vício na Arábia Saudita defendeu hoje que a jovem saudita que divulgou na Internet um vídeo em que usa na rua "roupa indecente" deve ser julgada.

Comité saudita diz que jovem que usou "roupa indecente" deve ser julgada
Notícias ao Minuto

17:20 - 17/07/17 por Lusa

Mundo Internet

Num comunicado, a instituição, que tem como missão supervisionar e aplicar os rígidos padrões morais sauditas, informou que "enviou às autoridades competentes o caso da jovem que passeava pela zona histórica de Ashkir", cidade localizada a cerca de 200 quilómetros a noroeste da capital saudita, Riade.

As imagens que estão a gerar controvérsia na Arábia Saudita, mas também nas redes sociais, mostram uma jovem a usar uma saia com o comprimento acima do joelho e uma camisa de mangas curtas, a passear sozinha na zona histórica em Ashkir.

O comité defendeu que a jovem apareceu no vídeo com roupas que "não têm em conta os princípios islâmicos e os costumes" daquele reino ultraconservador.

Na mesma nota informativa, o organismo estatal indicou que enviou uma carta ao governador da zona de Ashkir e à polícia local para que "tomem as medidas adequadas contra a jovem mulher", mas também contra quem a acompanhava e fez o vídeo.

Na Arábia Saudita, país que adota uma interpretação muito rígida do islamismo, as mulheres devem andar vestidas totalmente cobertas, da cabeça aos pés, incluindo também o rosto.

É igualmente o único país do mundo que proíbe as mulheres de conduzir.

Entre outras restrições que limitam a participação feminina na vida social e pública da Arábia Saudita, as mulheres também não podem sair do país sem a companhia do marido, de um irmão mais velho ou de um tutor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório