Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Estados-membros podem bloquear venda de botes insufláveis para a Líbia

A União Europeia autorizou os Estados-membros a restringirem, se o desejarem, as vendas de barcos insufláveis e motores fora de borda a compradores na Líbia, numa tentativa de travar o tráfico de refugiados pelo Mediterrâneo.

Estados-membros podem bloquear venda de botes insufláveis para a Líbia
Notícias ao Minuto

14:35 - 17/07/17 por Lusa

Mundo Refugiados

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE acordaram hoje que os Estados-membros poderão bloquear a exportação ou o fornecimento "quando há razões plausíveis para acreditar que [os barcos insufláveis e os motores] vão ser usados por traficantes e contrabandistas de seres humanos".

Em comunicado, a UE salienta que a medida também se vai aplicar a barcos e a motores que transitem pela União Europeia, mas não a pescadores ou a outras pessoas com uma necessidade legítima de utilizar este tipo de material.

Os MNE europeus também acertaram a extensão de uma missão de ajuda fronteiriça na Líbia, até ao final de 2018, com vista a auxiliar as forças de segurança líbias, nomeadamente no sul do país.

O número de migrantes que atravessam o Mediterrâneo, da Líbia para a Itália (uma rota conhecida como Mediterrâneo Central) tem vindo a aumentar no último trimestre.

No início do mês, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) anunciou que mais de 100.000 migrantes chegaram desde janeiro à Europa - atravessando o Mediterrâneo - e 2.247 morreram ou desapareceram no mesmo percurso.

Daquele total, mais de 85.000 deslocaram-se para a Itália e perto de 9.300 para a Grécia. Além destes, perto de 6.500 chegaram a Espanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório