Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Fogo de Alijó chega à aldeia de Santa Eugénia e obriga a evacuar lar

O incêndio em Alijó continua ativo e no terreno estão mais de 400 operacionais, apoiados por 132 meios terrestres e nove meios aéreos.

Fogo de Alijó chega à aldeia de Santa Eugénia e obriga a evacuar lar
Notícias ao Minuto

13:50 - 17/07/17 por Ana Lemos com Lusa

País Incêndios

Ativo deste a madrugada de domingo, o incêndio na localidade de Vila Chã, concelho de Alijó, continua a não dar tréguas aos operacionais no terreno.

Ao início da tarde de hoje, avança a RTP, a aldeia de Santa Eugénia, incluindo um lar de idosos, teve de ser evacuada devido à proximidade do fogo.

Pelas 13h50, e de acordo com a página online da Proteção Civil, estavam no terreno de combate ao fogo 436 operacionais, 132 meios terrestres e nove aéreos.

Mais tarde, o comandante operacional Pedro Duarte, esclareceu aos jornalistas que cinco pessoas foram retiradas de habitações em Santa Eugénia, mas a aldeia "nunca esteve em perigo", garantiu.

De acordo com o mesmo responsável pelas operações no terreno, "pese embora a situação [do fogo] tenha ocorrido no perímetro da aldeia", ao início da tarde, a povoação "nunca esteve em perigo", reforçou.

Numa "zona mais próxima da frente de fogo, três pessoas foram retiradas de uma habitação que serve de acolhimento a idosos", ao mesmo tempo que, numa outra área, e por uma questão de "prevenção", duas pessoas residentes "numa zona rural foram deslocadas para o centro da aldeia".

O comandante operacional Pedro Duarte acrescentou ainda que as três pessoas retiradas da residência de acolhimento a idosos foram encaminhadas para o pavilhão municipal de Alijó.

Até por volta das 12h00, o dispositivo no terreno era composto por quatro aviões pesados e dois helicópteros ligeiros, estando previsto o reforço dos meios aéreos com o Canadair espanhol.

No terreno encontravam-se, desde o início da manhã, cerca de 450 operacionais apoiados por cerca de 140 veículos e oito máquinas de rasto e pelotões do exército.

[Notícia atualizada às 15h11]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório