Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Investigadores criam algoritmo inteligente para evitar cheias nas cidades

Um algoritmo inteligente para mitigar inundações em zonas urbanas foi criado por investigadores da Universidade de Coimbra (UC), anunciou hoje a instituição.

Investigadores criam algoritmo inteligente para evitar cheias nas cidades
Notícias ao Minuto

10:50 - 17/07/17 por Lusa

País Inundações

Uma equipa de especialistas dos departamentos de engenharias informática e civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC "desenvolveu um algoritmo inteligente para gestão dos sistemas de drenagem de águas pluviais, por forma a evitar/mitigar inundações em zonas urbanas", afirma a UC numa nota enviada hoje à agência Lusa.

A solução, recentemente distinguida com o 'Best Paper Award' na quarta conferência Experiment@International, destina-se ao "controlo de caudais em condutas subterrâneas existentes para a drenagem das águas provenientes das chuvas".

A partir da recolha de dados fornecidos em tempo real por vários sensores de precipitação (udómetros), instalados em diferentes pontos geográficos da malha urbana, o algoritmo "avalia a situação e, de forma autónoma, ativa barreiras que controlam o fluxo da água, evitando ou mitigando a ocorrência inundações", explica coordenador do projeto, Alberto Cardoso, citado pela UC.

"Dependendo da intensidade de precipitação e do caudal gerado, e considerando a capacidade de retenção do sistema de tubagens existente, é tomada a decisão adequada, sem intervenção humana", acrescenta o investigador e docente da FCTUC.

Além disso, esta ferramenta informática também considera "ambientes naturais envolventes para onde a água pode ser desviada temporariamente", sublinha Alberto Cardoso.

"Foi um grande desafio desenvolver este algoritmo porque a água tem um comportamento imprevisível", conclui o investigador.

O controlo em tempo real (RTC) de redes de drenagem de águas pluviais é "uma temática bastante atual, que tem sido objeto de diversos estudos", entre os quais o projeto europeu CENTAUR (Cost Effective Neural Technique for Alleviation of Urban Flood Risk), refere a UC.

O projeto CENTAUR envolve equipas de investigadores do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC e a empresa municipal Águas de Coimbra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório