Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Mostrava vídeos jihadistas ao filho", denuncia mulher de terrorista

“Para morrer por Alá, tem de se saber lutar. Há meninos muito mais pequenos do que tu na Síria a lutar e a fazer a jihad”, dizia pai radicalizado ao filho de 13 anos.

"Mostrava vídeos jihadistas ao filho", denuncia mulher de terrorista
Notícias ao Minuto

10:48 - 17/07/17 por Goreti Pera

Mundo Espanha

A mulher de um terrorista espanhol, detido há três anos e condenado a oito anos de prisão, revelou, numa entrevista ao El Mundo, alguns dos momentos por que passou até perceber que o marido se havia radicalizado.

Depois de um casamento feliz de 20 anos, tudo começou a mudar. “Em 2011, morreu o pai, uma referência para ele”, conta Raquel Alonso, mulher de Nabil Benazzou, que se encontra a cumprir pena de prisão.

As primeiras mudanças foram mais subtis, mas tornaram-se evidentes a pouco e pouco. “Deixou crescer a barba, passou a cumprir as cinco orações diárias na mesquita, formou novos amigos. Depois começou a levar os filhos à mesquita e a querer inscrevê-los em aulas de árabe”, acrescentou.

Às diferenças de humor e leituras de livros islâmicos, juntaram-se palavras proferidas aos filhos: “Aqui estão os infiéis que vão para o inferno”. Em entrevista ao El Mundo, Raquel Alonso contou que o marido “mostrava aos filhos vídeos de jihadistas, meninas com caras desfeitas pelas bombas”. “O meu filho contava-me aterrorizado, sem conseguir dormir”, relatou.

A esposa do terrorista pertencente à Brigada Al Andalus, uma célula jihadista radicada em Madrid, denunciou às autoridades todos os atos do marido antes da detenção. Três anos depois, diz que vive “desprotegida” e que os filhos, agora com 12 e 16 anos, estão “destroçados”. “As escolas são pouco compreensivas. Não entendem que a minha filha falte três dias porque teve um ataque de ansiedade e não consegue separar-se da mãe”, lamentou. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório