Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Grupo paramilitar mata pelo menos uma pessoa a oeste de Caracas

Pelo menos uma pessoa morreu hoje a oeste da capital da Venezuela quando um grupo de homens armados disparou contra um dos postos onde se votava no referendo promovido pela oposição, relataram várias fontes.

Grupo paramilitar mata pelo menos uma pessoa a oeste de Caracas
Notícias ao Minuto

23:03 - 16/07/17 por Lusa

Mundo Crise Venezuela

O chefe de campanha do referendo afirmou que duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas, mas o Ministério Público venezuelano apenas confirma que está a investigar a morte de uma pessoa e ferimentos em três.

Carlos Ortiz escreveu na rede social Twitter que "paramilitares dispararam" sobre o local da consulta, relato confirmado pelo Observatório Venezuelano da Conflitualidade Social, que acrescentou que as pessoas que ali se contravam se refugiaram numa igreja.

O líder da coligação da oposição, Henrique Capriles, afirmou que se tratou de um ato de "desespero [do Presidente Nicolás Maduro] e da sua cúpula corrupta, que mandou os seus grupos paramilitares assassinar" quem quis votar na consulta para repelir a Assembleia Nacional Constituinte impulsionada pelo governo.

Apesar de não ser reconhecida pelo governo, a consulta tinha decorrido com normalidade até então.

Os organizadores já tinham admitido recear a violência dos "colectivos", grupos de apoiantes de Nicolás Maduro como os que no passado dia 05 invadiram o parlamento dominado pela oposição e feriram vários deputados.

No referendo pergunta-se aos venezuelanos se rejeitam a assembleia constituinte que deverá entrar em funções no próximo dia 30, que os opositores de Maduro consideram que se destina a "consolidar uma ditadura".

Pergunta-se ainda se os cidadãos querem novas eleições.

Desde 01 de abril morreram 94 pessoas durante a vaga de protestos contra o governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório