Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Alijó: As imagens do fogo "preocupante" que 'renasceu das cinzas'

Incêndio em Alijó continua a lavrar. Pelo caminho, já consumiu casas e carros.

Notícias ao Minuto

22:57 - 16/07/17 por Melissa Lopes

País Incêndios

O incêndio que continua a lavrar no concelho de Alijó, distrito de Vila Real, e que deflagrou durante a madrugada de sábado para domingo, chegou a ser dado como dominado ao início da tarde de domingo. 

Contudo, o vento levou a que houvesse reativações, ao ponto de serem necessários mais meios do que os que ainda estavam no terreno. São já mais de 300 os bombeiros, auxiliados por 82 viaturas e oito meios aéreos. O incêndio voltou com mais força. 

Falando aos jornalistas já durante a noite, o autarca de Alijó, Carlos Magalhães, disse que o fogo, que tem três frentes ativas, apresenta uma "situação muito preocupante" e acrescentou que o vento está a levar as chamas para sítios inesperados.

Durante a tarde, o incêndio ficou marcado pela queda de um helicóptero, que estava a combater o fogo, numa barragem em Vila Chã. O piloto acabaria por sair a nado da barragem, sem ter necessitado de assistência médica.

A queda da aeronave, porém, havia de se revelar o menor dos problemas em Alijó. Em Vila Chã, idosos e crianças tiveram de ser retirados das suas casas, dada a aproximação das chamas. Em Chã, arderam casas e viaturas. As chamas aproximaram-se também de armazéns de aguardentes

Ao final da tarde, altura em que as chamas continuavam o seu caminho, a Proteção Civil confirmou ao Notícias ao Minuto que o SIRESP havia tido "falhas pontuais" durante o combate àquele incêndio, estando, àquela hora, uma estação móvel de comunicações a caminho de Alijó para colmatar falhas.

Entretanto, ao início da manhã de segunda-feira, Pedro Nunes, adjunto do Comando Nacional da Proteção Civil, garantia que a situação está "francamente melhor", tendo sido as condições meteorológicas determinantes para essa evolução favorável. 

[Última atualização às 8h45 de dia 17/07/17]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório