Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Fogo em Mangualde destrói casa de campo e obriga a evacuação de aldeia

Algumas localidades estão ameaçadas pelas chamas, uma casa de segunda habitação ficou destruída e pessoas da zona de Contenças de Cima tiveram de ser retiradas na sequência dos incêndios de hoje em Mangualde, informou o presidente do município.

Fogo em Mangualde destrói casa de campo e obriga a evacuação de aldeia
Notícias ao Minuto

19:56 - 16/07/17 por Lusa

País Incêndios

De acordo com o presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo, as localidades de Santiago de Cassurrães, Póvoa de Cervães, Abrunhosa-a-Velha, Póvoa de Cervães, Cunha Baixa e Abrunhosa do Mato "estão ameaçadas pelas chamas", sendo que já foram evacuadas "algumas pessoas" de uma zona da aldeia de Contenças de Cima.

"Já ardeu uma casa de segunda habitação, entre Póvoa de Cervães e Abrunhosa-a-Velha", disse à agência Lusa João Azevedo, referindo ainda que se registam danos "em zonas e equipamento agrícola".

A situação, sublinhou, "não é fácil. Temos de arranjar todos os esforços para que o combate seja feito de forma muito eficaz".

Até ao momento, acrescentou, ainda não foi ativado o Plano de Emergência Municipal.

Segundo a página na internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), os três incêndios que deflagraram hoje à tarde no concelho de Mangualde, mobilizavam, às 19:40, 304 operacionais, apoiados por 88 viaturas e cinco meios aéreos.

De acordo com a ANPC, os três incêndios começaram num intervalo de tempo curto - de 17 minutos -, entre as 15:52 e as 16:09, nas freguesias de Abrunhosa-a-Velha, Cunha Baixa e Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório