Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Paquistão anuncia operação militar contra Daesh

O exército paquistanês anunciou hoje uma operação militar em zonas tribais no noroeste do país, na fronteira com o Afeganistão, contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), cuja presença naquela zona foi sempre negada, adiantou a EFE.

Paquistão anuncia operação militar contra Daesh
Notícias ao Minuto

15:17 - 16/07/17 por Lusa

Mundo Exército

O porta-voz do Exército, Asif Ghafoor, anunciou em conferência de imprensa o início da ofensiva 'Khyber 4' no vale de Rajgal, na área tribal com o mesmo nome da operação, localizada na região fronteiriça com o Afeganistão.

A operação, que conta com uma divisão do Exército paquistanês apoiada pela Força Aérea, pretende combater a presença do EI na região, ainda que, disse Ghafoor, não seja uma presença organizada do grupo extremista islâmico.

"Não há uma estrutura organizada do EI no Paquistão. Não deixámos que se estabelecessem aqui", disse o militar, afirmando que grupos saídos do principal grupo talibã do país (Tehrik-e-Taliban Pakistan) adotaram a bandeira do EI.

Até 08 de junho passado as autoridades paquistanesas negaram sempre a presença do EI no país, data em que o exército anunciou que tinha evitado que o grupo terrorista se instalasse no país depois de uma operação que matou 12 alegados insurgentes na província de Baluchistán, no sudoeste do Paquistão.

Um dia depois, o departamento de propaganda do EI anunciou que o grupo terrorista havia assassinado dois cidadãos chineses sequestrados pouco tempo antes no sudoeste do país.

O EI reivindicou numerosos ataques em solo paquistanês, o último dos quais um duplo atentado em finais de junho na localidade de Parachinar, que matou 25 pessoas e feriu outras centenas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório