Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Santa Casa apoia reconstrução de 13 casas em Pedrogão Grande

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai intervir na reabilitação de 13 casas em Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande, os três concelhos mais afetados pelo incêndio que deflagrou na região há um mês.

Santa Casa apoia reconstrução de 13 casas em Pedrogão Grande
Notícias ao Minuto

10:55 - 16/07/17 por Lusa

País Incêndios

O foco da ação passa por "propriedades de famílias sem recursos económicos, conforme atestados emitidos pelas juntas de freguesia", sendo que serão utilizadas empresas locais nas obras de reabilitação, "incentivando, desta forma, a dinamização do tecido empresarial local", disse à agência Lusa a assessoria de imprensa da SCML, em resposta enviada por e-mail.

Segundo a mesma fonte, a intervenção foca-se em cinco localidades dos três concelhos: Coelheira (Figueiró dos Vinhos), Balsa e Souto Fundeiro (Castanheira de Pera), Nodeirinho e Figueira (Pedrógão Grande).

O apoio da SCML está dividido em "três fases", explanou fonte da assessoria de imprensa da Santa Casa.

Primeiro, foi dada uma resposta a necessidades imediatas, como "frigoríficos, arcas congeladoras, mangueiras e lonas para cobertura de telhados afetados", explanou fonte da assessoria de imprensa da Santa Casa.

A segunda fase prende-se com a "remoção de escombros, limpeza dos perímetros afetados, construção de galinheiros, hortas e apoios da agricultura".

Na terceira fase "proceder-se-á ao concurso da disponibilidade dos gabinetes de arquitetura, em ligação com as câmaras municipais, que ofereceram os projetos", para se prosseguir com a reconstrução das primeiras habitações nos locais intervencionados pela SCML.

A Santa Casa disponibilizou também, "desde a primeira hora", uma equipa de psicólogos "para apoio psicossocial, equipa essa que permanece integrada no terreno nas equipas constituídas, agora, no concelho da Castanheira de Pera, num planeamento calendarizado até ao final do mês de agosto", acrescentou ainda a mesma fonte.

Quanto ao montante que a SCML vai despender na reabilitação das casas, a assessoria de imprensa da instituição escusou-se a revelá-lo, "por ora".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório