Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Debate da Nação tinha tudo para ser um êxito para o Governo mas não foi"

Em vez de ser balanço de ano legislativo, Debate da Nação focou-se nos temas mais recentes, para azar do Executivo socialista, considera Joaquim Jorge.

"Debate da Nação tinha tudo para ser um êxito para o Governo mas não foi"
Notícias ao Minuto

14:20 - 13/07/17 por Notícias Ao Minuto

Política Joaquim Jorge

"O debate da Nação tinha tudo para ser um êxito e um momento de reafirmação do Governo PS : défice abaixo de 3%, saída do procedimento por défice excessivo, crescimento económico acima de 2%, reposição dos salários, entre outros. Mas não o foi!".

É deste modo que Joaquim Jorge constata que o Debate da Nação se centrou em casos mais recentes que afetaram a imagem do Governo. 

A resposta aos incêndios em Pedrógão Grande, o furto de material militar em Tancos, as férias recentes de António Costa e as exonerações de secretários de Estado acabaram por dominar boa parte da discussão. 

O fundador do Clube dos Pensadores usou inclusive da ironia, numa opinião veiculada ao Notícias ao Minuto, para considerar que "foram roubadas em Tancos granadas, mas por coincidência quando António Costa veio de férias rebentaram várias granadas nas mãos de António Costa". 

"António Costa tentou, no debate da Nação, desviar a atenção focalizada nestes casos falando da remodelação: criação de secretaria da habitação e que não demitia nenhum ministro. Todavia Passos Coelho fez um discurso acutilante e ao ataque, mesmo plagiando Poiares Maduro, contra as cativações, falta de investimento público e as responsabilidades do Estado", acrescentou ainda Joaquim Jorge, que defende que o momento de Passos Coelho não foi apenas para os portugueses "mas também para dentro do PSD, mostrando que quer continuar líder do PSD".

Já "António Costa lá conseguiu estancar a acumulação de casos mas está lá a ferida. Parte do material de guerra roubado tinha esgotado prazo de validade e o Governo tem que ter cuidado para não se esgotar o seu prazo de validade", finalizou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório