Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Não acredita no que lhe dizem? Eis como detetar um mentiroso

Num mundo encantado (ou, pelo menos, animado) o nariz cresceria a cada mentira, mas a realidade é bem diferente e detetar um mentiroso requer alguma atenção.

Não acredita no que lhe dizem? Eis como detetar um mentiroso
Notícias ao Minuto

07:35 - 16/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Especialista

Que a mentira tem perna curta, todos sabemos, mas será que é mesmo mais fácil apanhar um mentiroso do que um coxo? Possivelmente, pois tudo depende da capacidade de análise de cada um.

Além 'daquela' sensação (inexplicável) de que nos estão a mentir, existem formas mais ou menos certeiras de detetar um mentiroso ou pelo menos de encontrar pontas soltas e duvidosas numa história que não corresponde de todo ou em parte à verdade. E quem o diz é a ciência.

Como mostra o site El Confidencial, são vários os estudos que 'olham com olhos de ver' para a mentira e que conseguem ora traçar o perfil de um mentiroso, ora encontrar as caraterísticas mais comuns de quem não consegue dizer sempre a verdade (que, para sermos realistas, somos todos nós, não tendo já a ciência provado que mentimos, em média, duas vezes por dia).

Mas, como podemos então detetar um mentiroso? É simples, basta prestar a máxima atenção ao que diz e à forma como o diz. Na prática, é necessário ter em consideração os seguintes aspetos, explica o El Confiedencial depois de ter reunido as declarações daquele que é o 'detetor de mentiras humano', o especialista Darren Stanton:

1 - Postura. A linguagem corporal pode ser o espelho mais claro de uma mentira, sendo que os mentirosos tendem a adotar uma postura defensiva, com os braços cruzados ou com leves toques no rosto e nas orelhas de modo a tapar a cara. Movimentar muito as pernas e os pés pode também indicar algum desconforto, o que, por si só, pode ser um sinal de nervosismo pelo que se está a dizer;

2 - Tom de pele. Até mesmo os mentirosos mais experientes (ou com menos pudor) podem ficar com algum tipo de vermelhão no rosto e no corpo, uma reação orgânica ao nervosismo e à ansiedade. Segundo o especialista, os lábios ficam mais finos e claros quando se mente;

3 - Linguagem. Não falar da história ou das personagens da mesma de forma aberta e esclarecedora pode deixar a desejar quanto à veracidade dos factos;

4 - Muitos detalhes. Mas, se por um lado não falar concretamente do que aconteceu pode ser um sinal de mentira, enumerar demasiados pormenores (alguns deles quase impensáveis) pode também indicar que se está perante um mentiroso;

5 - Tom de voz. A intensidade da voz é, segundo o entendido, um sinal claro de que a pessoa pode estar a mentir, uma vez que se assume como um reforço daquilo que se está a dizer.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório