Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

"O futuro não passa por dinossauros”

O fundador do Clube dos Pensadores critica os “dinossauros” políticos que se candidatam às autárquicas. Joaquim Jorge defende que a democracia nacional precisa de “novas caras”.

"O futuro não passa por dinossauros”
Notícias ao Minuto

12:15 - 03/07/17 por Notícias ao Minuto

Política Joaquim Jorge

Com as autárquicas à vista, Joaquim Jorge lança críticas ao ressurgimento da candidaturas de antigos autarcas às Câmaras Municipais. Num texto enviado à redação do Notícias Ao Minuto, o fundador do Clube dos Pensadores refere que o futuro da democracia nacional “não passa por dinossauros” políticos.

“Sinceramente acho que a democracia deve e tem de encontrar formas de se renovar, reinventar, atualizar e de novas caras”.

O fundador do Clube dos Pensadores considera que “os antigos autarcas têm todo o direito de concorrerem a eleições” mas lembra que muitos deles até “tiveram problemas com a justiça”. Outros antigos autarcas “saltaram de uma cidade para outra ou de presidente de Câmara para presidente da Assembleia Municipal”, uma situação que a lei permite.

Joaquim Jorge explica o que pode estar por trás das candidaturas destes antigos autarcas. “Alguém que esteve no poder 20 ou 30 anos tem dificuldade em voltar à sua vida normal de cidadão, perdeu mordomias e um tratamento especial”.

No caso dos candidatos que “tiveram processos judiciais graves”, Joaquim Jorge defende que “a lei não deveria ser tão permissiva” e que deveria restringir as suas candidaturas.

“Infelizmente se muitos deles forem eleitos, a sua eleição pode dar a entender que limpará tudo que tiveram com a justiça. Pretendem fazer de um plebiscito popular, um plebiscito judicial. Tenta-se limpar o passado com uma esponja como se nada se tivesse passado. Todavia, um autarca que teve problemas com a justiça por ser eleito não quer dizer que passe a ser sério e impoluto”.

A terminar, Joaquim Jorge afirma que a “modernização da democracia começa quando os partidos se desligam dos militantes e vão de encontro aos cidadãos”.

O nome de Joaquim Jorge chegou a ser avançado para a candidatura à Câmara Municipal de Matosinhos, mas foi chumbado pela distrital do PSD.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório