Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Incêndio em Pedrógão Grande e Góis queimou quase 45 mil hectares

A área ardida em Pedrógão Grande é de 29.693 hectares e a área ardida em Góis é de 15.276 hectares, de acordo com o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS).

Notícias ao Minuto

20:20 - 21/06/17 por Anabela de Sousa Dantas

País EFFIS

O Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS) apresentou esta quarta-feira, dia 21, informações atualizadas sobre os incêndios que fustigaram Portugal nos últimos dias. De acordo o órgão do Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia as duas maiores áreas ardidas totalizam 44,969 hectares (dados até dia 20).

Na primeira imagem é possível ver a dimensão da propagação do incêndio que fez 64 vítimas mortais e feriu outras 204 pessoas (179 em Pedrógão Grande e 25 em Góis), de acordo com os últimos dados avançados.

Há dois outros incêndios na imagem, nas zonas de Ferreira do Zêzere (em baixo, com 306 hectares) e Oleiros (à direita, com 655 hectares), que permitem fazer escala com os incêndios de Pedrógão Grande e Góis, duas frentes que acabaram por se juntar.

Na segunda imagem é possível ver as duas principais áreas mais de perto, com a já denominada ‘estrada da morte’ destacada a vermelho. A área ardida em Pedrógão Grande é de 29.693 hectares e a área ardida em Góis é de 15.276 hectares.

Recorde-se que incêndio que começou no sábado em Pedrógão Grande foi dominado esta quarta-feira à tarde. O comandante das operações de socorro em Góis, Carlos Tavares, mantém o objetivo de dar o incêndio por resolvido até ao final do dia de hoje, apesar das muitas reativações registadas durante a tarde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório