Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Rui Rio pede que governos olhem mais para o longo prazo

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto Rui Rio defendeu hoje que os governos devem olhar mais para o futuro a longo prazo do que "para o dia de amanhã" e alertou para os perigos "do excesso de confiança".

Rui Rio pede que governos olhem mais para o longo prazo
Notícias ao Minuto

21:29 - 20/06/17 por Lusa

Política Porto

Em declarações à Lusa e RTP à entrada para um jantar-conferência em Lisboa, e questionado sobre a possibilidade de se candidatar à liderança do PSD no próximo Congresso, Rui Rio manteve essa possibilidade em aberto.

"Tudo aquilo que eu disse numa entrevista em novembro está válido a 100%", afirmou.

Em novembro, em entrevista ao Diário de Notícias, Rui Rio admitiu candidatar-se no congresso do PSD previsto para abril se, até lá, não aparecer uma alternativa credível ao atual presidente, Pedro Passos Coelho.

Sem querer acrescentar mais nada sobre este tema, Rui Rio disse temer que em Portugal se viva "um momento de excesso de confiança", quando o país ainda tem um percurso longo a percorrer para conseguir uma "competitividade a sério da economia".

"Estruturalmente continuamos com os mesmos problemas", alertou.

Questionado se concorda com o Presidente da República e considera o primeiro-ministro, António Costa, um "otimista irritante", respondeu: "Irritante não diria, mas otimista sim. Não é mau ser-se otimista, outra coisa é, no quadro desse otimismo e por causa desse otimismo, não tomarmos as medidas necessárias para salvaguardar o futuro".

"É melhor vivermos felizes do que infelizes, uma pessoa otimista é sempre melhor que uma pessoa pessimista, mas tem de ser um otimismo consciente e responsável", reforçou.

A conferência 'Portugal, as razões da Crise Económica', organizada pela plataforma 'Portugal com Futuro', foi fechada à comunicação social por o país estar em luto nacional e por respeito às vítimas do incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório