Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Merkel pronta para debater reforma da zona euro com Macron

A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou hoje que está pronta para debater, com condições, ideias de reforma da zona euro propostas pelo presidente francês, Emmanuel Macron, que acaba de obter uma confortável vitória nas eleições legislativas.

Merkel pronta para debater reforma da zona euro com Macron
Notícias ao Minuto

11:18 - 20/06/17 por Lusa

Mundo União Europeia

"A coesão europeia entre os Estados da zona euro deixa a desejar", considerou a chanceler conservadora, adiantando que se pode "naturalmente refletir sobre um ministro das Finanças comum" ou ainda sobre um orçamento da zona euro, se "as condições básicas estiverem preenchidas", num discurso perante industriais em Berlim.

O partido centrista do presidente francês, Emmanuel Macron, alcançou no domingo uma vitória clara na segunda volta das legislativas, com 341 dos 577 assentos, numa eleição marcada por uma abstenção sem precedentes.

O partido presidencial A República em Marcha e o seu aliado MoDem conquistaram, segundo números divulgados pelo Ministério do Interior francês à 01:00 (meia noite em Lisboa) - e sem contar as circunscrições da emigração - 341 dos 577 lugares no parlamento, muito acima dos 289 necessários para a maioria absoluta.

Esta vitória fica, no entanto, marcada pela elevada abstenção, que segundo os resultados quase definitivos atinge um recorde de 56,83%.

Este resultado histórico explica-se pela vaga pró-Macron anunciada, pela longa maratona eleitoral, que começou em outubro com as primárias da direita, e com um crescente desinteresse da política.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório