Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

É proibido dançar Zumba no Irão. É contra a ideologia islâmica

Determinação pertence às autoridades iranianas.

É proibido dançar Zumba no Irão. É contra a ideologia islâmica
Notícias ao Minuto

10:45 - 20/06/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Autoridades

Os últimos anos foram de mudança no Irão com a autorizada chegada de ginásios e do culto do corpo. Aos homens é permitido levantar pesos para definir os músculos. Às mulheres é permitido suar em aulas de aeróbica para manterem a boa forma.

O que não é permitido – às mulheres, claro – é dançar Zumba, como ficou claro num decreto da Federação Desporto para Todos, uma instituição governamental que promove o desporto e o estilo de vida saudável.

A justificação? O facto de os movimentos que se praticam nas aulas de Zumba serem contra as leis islâmicas.

Agora é oficial a proibição, mas até aqui era subjacente. Uma instrutora de Zumba, Sunny Nafisi, disse ao New York Times que certas atividades são proibidas no Irão, mas são toleradas se tiverem lugar de forma discreta e com outro nome e o mesmo acontecia com as aulas de Zumba que eram dadas sob outro nome.

“Eu dei aulas de Zumba durante vários anos aqui no Irão. Mas, ao invés de lhe chamar Zumba, chamava-lhe ‘exercício com música’ e, assim, ninguém se apercebia do que se tratava”, explicou a instrutora que, garante, muitas das suas alunas estão revoltadas com a decisão das autoridades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório