Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Negociações de Astana sobre guerra na Síria começam no início de julho

A quinta ronda de negociações de Astana sobre a guerra na Síria vai decorrer entre os dias 04 e 05 de julho na capital do Cazaquistão, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros cazaque.

Negociações de Astana sobre guerra na Síria começam no início de julho
Notícias ao Minuto

09:39 - 20/06/17 por Lusa

Mundo Diplomacia

Os países envolvidos no "cessar-fogo" em território sírio - Rússia, Turquia e Irão -- vão debater a situação geral na Síria e a aplicação dos acordos alcançados nas reuniões anteriores, nomeadamente a implementação das zonas de segurança.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Cazaquistão, os participantes vão coordenar a implementação do memorando que estabeleceu as quatro zonas de segurança na Síria.

O memorando pretende proteger a população civil e diminuir a tensão entre as partes em confronto no país.

A quinta ronda negocial de Astana esteve inicialmente programada para os dias 12 e 13 de junho, mas foi adiada pelos Estados participantes que pediram mais tempo para analisar a situação.

O novo encontro de Astana vai decorrer num contexto marcado pelo ataque dos militares dos Estados Unidos que abateram um caça bombardeiro sírio, no dia 18 de junho, e que provocou a suspensão da cooperação entre Washington e Moscovo na Síria.

Por outro lado, a sétima ronda de negociações entre a oposição síria e o Governo de Damasco, sob os auspícios das Nações Unidas, está agendada para o próximo dia 10 de julho, em Genebra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório