Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Componente presente nos brócolos pode ajudar a travar a diabetes tipo 2

Amados por uns, odiados por outros, os brócolos assumem-se como um dos alimentos mais benéficos para a saúde. E a ciência tem uma nova prova disso.

Componente presente nos brócolos pode ajudar a travar a diabetes tipo 2
Notícias ao Minuto

10:30 - 20/06/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

As pessoas que têm obesidade e diabetes tipo 2 devem começar a incluir mais brócolos na sua alimentação. A recomendação é da Universidade de Gothernburg, na Suécia, que revela no seu mais recente estudo que este vegetal pode mesmo ser a chave do sucesso no tratamento e reversão da diabetes.

Publicado esta semana na revista científica Science Translational Medicine, o estudo teve por base dois tipos de avaliações e, mais tarde, um estudo prático em humanos.

Em primeiro lugar foi feita uma análise experimental e através de computadores a 50 genes que estão associados ao desenvolvimento da diabetes tipo 2, uma doença multifatorial e que está fortemente associada ao estilo de vida e aos maus hábitos alimentares. Depois, foi localizado um componente chamado sulforafano, que está presente em vários vegetais crucíferos e que é conhecido por conseguir 'desligar' a ação dos genes que fazem avançar a diabetes.

No que diz respeito ao estudo prático, conta o site LiveScience, depois de terem realizado experiências em ratos de laboratório, os investigadores suecos passaram os testes para humanos e deram aleatoriamente o sulforafano (sob a forma de extrato concentrado de broto de brócolos, cuja dose tem 100 vezes mais poder do que os brócolos naturais) e placebo a um conjunto de 97 pacientes com diabetes tipo 2, alguns obesos e outros não.

Passadas 12 semanas a incluir o extrato de brócolos na alimentação ou a recorrer ao placebo, os pacientes que tomaram o suplemento apresentaram uma redução de 10% dos níveis de glicose no sangue. Este efeito foi igualmente notório nos períodos de jejum, contudo, não foram encontradas mudanças nos níveis de glicose nas pessoas que tomaram placebo e nas pessoas com diabetes tipo 2 mas que não eram obesas.

Para os cientistas, a ingestão reforçada de brócolos pode ajudar a atenuar a doença e a inclusão de sulforafano em fármacos ou suplementos pode mesmo ser a solução para travar a diabetes tipo 2.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório