Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Entrega de armas pelas FARC concluída na próxima semana

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou, esta segunda-feira, que o processo de entrega de armas por parte dos guerrilheiros das FARC, cuja derradeira etapa arranca hoje, vai ser concluído no próximo dia 27.

Entrega de armas pelas FARC concluída na próxima semana
Notícias ao Minuto

06:14 - 20/06/17 por Lusa

Mundo Colômbia

A Missão da ONU na Colômbia informou, no final da semana passada, ter recebido 60% das armas dos membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e hoje "inicia-se, em todo o país, a deposição dos restantes 40%", afirmou o chefe de Estado.

"No próximo dia 27 de junho, ou seja, dentro de uma semana, faremos um ato de encerramento de todo o processo de deposição das armas", indicou Juan Manuel Santos, após ter-se reunido, em Bogotá, com o secretário-geral adjunto da ONU para Assuntos Políticos, Jeffrey Feltman.

Segundo uma estimativa das Nações Unidas, divulgada em abril, o arsenal das FARC conta com aproximadamente 7.000 armas.

O Governo colombiano e as FARC firmaram, no final do ano passado, um histórico acordo de paz para pôr fim a um conflito armado com mais de meio século.

O complexo conflito implicou as FARC, fundadas em 1964 na sequência de uma revolta camponesa, e outras guerrilhas de extrema-esquerda, milícias paramilitares de extrema-direita e as forças armadas.

A violência causou mais de 260 mil mortos, 45 mil desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório