Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Água e luz repostas na maioria do concelho de Figueiró dos Vinhos

A maioria das localidades de Figueiró dos Vinhos já conta com a reposição de água e luz, informou hoje fonte da Câmara Municipal de um dos concelhos mais afetados pelo incêndio que começou no sábado em Pedrógão Grande.

Água e luz repostas na maioria do concelho de Figueiró dos Vinhos
Notícias ao Minuto

06:11 - 20/06/17 por Lusa

País Pedrógão Grande

"A resposta mais básica, de um modo geral, já está assegurada" na maioria do concelho, relatou fonte da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.

Com "quilómetros e quilómetros" de cabos de eletricidade ardidos, árvores caídas a obstruírem a rede viária do concelho e danos na rede de abastecimento de água, o município, juntamente com as entidades responsáveis, tem conseguido garantir uma reposição "gradual e em contínuo", informou à agência Lusa a mesma fonte.

"Face à magnitude dos estragos, a EDP tem conseguido suprir os danos e houve prontidão na resposta" por parte da empresa, que restabeleceu a luz com recurso a geradores, referiu.

A fonte assegurou que "as soluções têm sido relativamente rápidas", acrescentando que o município "não parou e todos os funcionários têm prestado apoio nos mais diversos serviços".

Num plano geral, tem também "havido resposta" na reposição da rede de abastecimento de água, que também sofreu danos com o incêndio.

No entanto, à medida que as pessoas regressam a casa, são reportados novos problemas que têm de ser resolvidos, acrescentou.

De acordo com a fonte camarária, face a alguns reacendimentos no concelho, ainda "não é possível respirar de alívio".

O fogo, que deflagrou às 13:43 de sábado, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, alastrou depois aos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e entrou também no distrito de Castelo Branco, pelo concelho da Sertã.

O último balanço oficial dá conta de 64 mortos e 135 feridos.

Há ainda dezenas de deslocados, estando por calcular o número de casas e viaturas destruídas.

Além de Pedrógão Grande, existem quatro grandes fogos a lavrar nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório