Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Onze truques para lidar com o calor, sem ar condicionado

O que fazer para não passar uma noite em claro, com insónias e muito suor?

Onze truques para lidar com o calor, sem ar condicionado
Notícias ao Minuto

22:13 - 19/06/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Não aguenta o calor, mas não tem ventoinha ou ar condicionado - ou não os quer deixar ligados durante a noite? Não se preocupe, há formas 'naturais' de combater o calor.

O site El País partilhou onze truques para lidar com o calor, sem ar condicionado:

1. Tomar uma duche morno. O duche frio aumenta o gasto energético provocando um aumento da temperatura, aponta o Instituto Biológico da Saúde de Madrid. Portanto, o melhor para se refrescar é tomar banho em água à temperatura ambiente.

2. Jante uma sopa fria. Deixe os pratos que requerem fogão ou forno para durante o dia. À noite, abuse de sopas ou comidas frias - o gazpacho é uma boa opção. Caso queira uma comida quente, como pizza, coma fora de casa.

3. Lençóis de algodão. Tecidos feitos de materiais naturais são menos quentes. Por isso, nada de poliéster, invista em algodão.

4. Pijamas dois tamanhos acima. Nada de roupas apertadas na hora de dormir. Invista em pijamas confortáveis, de algodão e que sejam dois números acima do seu. Ou durma sem roupa.

5. Deixe a casa fechada durante o dia. Se a sua casa é muito quente e tem uma grande exposição solar, o melhor é fechar as persianas. Assim, as divisões não aquecem tanto.

6. Deixe os pés fora da cama. Antes de dormir, coloque os pés de molho em água à temperatura ambiente e, ao dormir, deixe os pés fora da cama.

7. Nada de fazer 'conchinha'. Com este calor, dormir em conchinha vai aumentar a temperatura corporal - o que, dependendo da situação, pode não ser mau, mas pode impedi-lo de dormir.

8. Abuse das bolsas térmicas. Use as bolsas térmicas (que servem tanto para água fria como quente), podem ser aplicadas em locais estratégicos do corpo, como pulsos, pescoço, cotovelos, tornozelos ou atrás dos joelhos, para arrefecer.

9. Gelo em frente à ventoinha. Colocar um balde de gelo em frente a uma ventoinha fará com que as partículas de água gelada se propaguem pelo ambiente. Pode ser rudimentar, mas é eficaz.

10. Beba água. Antes de dormir, beba um copo de água, pois o corpo utiliza água para eliminar o calor. E deixe um copo ao lado da cama, para o caso de sentir sede mas tenha preguiça de se levantar durante a noite.

11. Mantenha o computador longe da cama. Como computador aquece, a temperatura da cama e do seu corpo vai aumentar antes de dormir. Além disso, para ter uma melhor noite de sono, é melhor evitar olhar para ecrãs antes de dormir.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório