Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Politécnico da Guarda recebe 900 mil euros para projetos de investigação

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) obteve um financiamento de 900 mil euros do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT), para seis projetos de investigação que vai liderar até finais de 2018, foi hoje anunciado.

Politécnico da Guarda recebe 900 mil euros para projetos de investigação
Notícias ao Minuto

16:22 - 19/06/17 por Lusa

País Ciência

Segundo uma nota do IPG hoje enviada à agência Lusa, foi obtido financiamento europeu "para o desenvolvimento de investigação e de transferência de conhecimento, suportadas em equipas multidisciplinares, cujos objetivos são valorizar e potenciar o conhecimento e a economia em áreas relevantes".

Foram aprovados projetos em áreas como atividade física dos idosos, saúde, desporto, geologia, águas termais e monitorização de árvores.

Um dos projetos, denominado "Trails4health", incide sobre "a prática desportiva saudável, criando rotas e avaliando esforços".

O IPG adianta que, no âmbito do mesmo, "serão avaliados indicadores fisiológicos (esforço cardíaco e gasto energético) e biomecânicos (impacto articular e muscular) discriminadores do esforço requerido, em função das etapas e dos utentes, de acordo com a sua idade e/ou nível de aptidão física".

Será também desenvolvido o "GMove +", um programa de intervenção "para promover a atividade física" de pessoas idosas da Guarda.

O projeto pretende contribuir "para um envelhecimento saudável e para uma vida independente mais prolongada", implementando um programa de intervenção multidisciplinar apoiado por tecnologias de informação e de comunicação.

Outra linha de investigação será desenvolvida no "Projeto geologia como base da qualidade de vida - A sustentabilidade do Lítio na povoação de Gonçalo", no concelho da Guarda.

Será efetuado um trabalho "orientado para a gestão sustentável dos recursos geológicos, em especial do minério litinífero promovendo a sua valorização e associação de novas funções e usos, entre elas o turismo", refere a fonte.

O quarto projeto liderado pelo IPG está relacionado com aplicações biomédicas e com o desenvolvimento de produtos com base em recursos naturais e endógenos.

"Diz respeito à biotecnologia associada aos recursos naturais e à valorização das águas termais, promovendo novos produtos com base nas suas propriedades, em especial os dermocosméticos", é explicado.

A monitorização da saúde das árvores por termografia por infravermelhos, "promovendo o diagnóstico para a inspeção, monitorização e deteção precoce de manifestações patológicas", enquadra o projeto "Monitorização & Manutenção Avançada de Árvores".

A última candidatura do IPG aprovada pelo SAICT relaciona-se com o projeto "MediElderly-Polimedicação do idoso".

Trata-se de um plano de "intervenção educativa para melhorar o uso de medicamento pelos idosos e a disponibilização de informação adequada, incidindo nos problemas relacionados com medicamentos, quer devido ao uso elevado de medicamentos quer devido ao declínio das funções cognitiva e física".

Para além da liderança destes seis projetos que têm financiamento de fundos comunitários, o IPG também assegurou a participação em mais nove que envolvem instituições de ensino congéneres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório