Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Pedrógão: INEM desmente mensagem que está a circular no Facebook

Em causa a tragédia que está a chocar o país e que já provocou a morte a 62 pessoas, tendo ferido 135 pessoas.

Pedrógão: INEM desmente mensagem que está a circular no Facebook
Notícias ao Minuto

15:39 - 19/06/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Tragédia

As redes sociais têm, hoje em dia, um papel preponderante quando tragédias ceifam a vida a pessoas. Não só são uma forma de tranquilizar os familiares mais preocupados, como também servem para passar mensagens de solidariedade.

Desde domingo que circula, no Facebook, uma mensagem que envolve o INEM e os seus técnicos. “A todos os enfermeiros e médicos que se encontrem perto de Coimbra, se quiserem ajudar no Hospital de Campanha montado no Avelar, basta ligar para o CODU e eles registam o vosso contacto em caso de necessidade”, lê-se na referida mensagem.

Face ao exposto, o Instituto Nacional de Emergência Médica viu-se ‘obrigado’ a desmentir que tal pedido de ajuda seja real.

“O INEM, embora sensibilizado pela disponibilidade demonstrada por vários operacionais, informa que esta é uma mensagem falsa e solicita que não sejam feitos contactos pelo motivo descrito para os seus Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), centrais médicas que se encontram exclusivamente dedicadas ao atendimento de chamadas de emergência”, explica o INEM numa publicação no Facebook.

Na mesma mensagem é sublinhado que o “INEM, em estreita colaboração com as autoridades, encontra-se a assegurar uma resposta ajustada às necessidades identificadas no terreno, garantindo a ajuda médica e o acompanhamento psicológico a quem precisa”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório