Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Éclairs e croissants em risco? The Guardian avisa sobre crise da manteiga

Numa reportagem publicada recentemente, o site britânico explica que o desequilíbrio do mercado leiteiro e a redução da aposta na manteiga pode dificultar a vida de quem gosta da pastelaria francesa.

Éclairs e croissants em risco? The Guardian avisa sobre crise da manteiga
Notícias ao Minuto

07:00 - 20/06/17 por Bruno Mourão

Economia França

A cozinha francesa é conhecida pela precisão, pelos sabores fortes e acima de tudo, pela utilização quase constante de manteiga. Dos éclairs e croissants aos molhos, este subproduto do leite é utilizado numa miríade de iguarias tipicamente associadas à cozinha gaulesa. 

É por isso mesmo que a escassez de manteiga atual está a fazer soar os alarmes e a chamar a atenção da imprensa internacional, certamente preocupada com as consequências. O The Guardian surge na linha da frente, revelando esta semana uma reportagem sobre as dificuldades atuais do mercado pasteleiro. 

Segundo o site britânico, o preço da manteiga duplicou nos últimos doze meses e desde abril, as dificuldades têm aumentado. O problema, explica o The Guardian, jaz na produção errática de leite que criou um desequilíbrio estrutural. 

As questões são debatidas há muito, mas a solução ainda não chegou a França (tal como acontece em Portugal); no entanto, a situação é particularmente grave para a manteiga porque a maior parte do leite é consumida em estado líquido ou utilizada para fazer dois produtos mais procurados hoje em dia: queijo e natas. 

Na melhor das hipóteses, a escassez de manteiga fará apenas com que os preços de venda aumentem; na pior das hipóteses, pode obrigar ao corte da produção de croissants, éclairs e outros símbolos da pastelaria gaulesa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório