Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Já foram identificadas 24 das 62 vítimas do incêndio em Pedrógão Grande

Numa balanço feito no local, a ministra da Administração Interna afirmou que o processo de identificação das vítimas está em curso. Para já, não há qualquer vítima de nacionalidade estrangeira.

Já foram identificadas 24 das 62 vítimas do incêndio em Pedrógão Grande
Notícias ao Minuto

13:21 - 19/06/17 por Notícias ao Minuto com Lusa

País MAI

Em declarações aos jornalistas, a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, afirmou que o trabalho de identificação das vítimas mortais do incêndio que deflagrou no passado sábado em Pedrógrão Grande está a ser “muito acelerado”, sendo que já foram identificadas 24 das 62 vítimas mortais.

“O trabalho de identificação está a ser muito acelerado. Existem, naturalmente, vítimas em que a identificação é mais fácil e outras que exigem testes mais complementares. Mas é um trabalho que está a ser feito com alguma celeridade e em breve estará concluído”, explicou a ministra.

Segundo Constança Urbano de Sousa não existem, para já, vítimas de nacionalidade estrangeira. No entanto, a identidade das vítimas ainda não foi divulgada aos meios de comunicação social.

O processo de identificação está a cargo do Instituto de Medina Legal.

Já o comandante operacional da proteção civil, Elísio Oliveira disse que alguns maior aéreos, nomeadamente aviões pesados, já estão a operar em alguns setores.

"Este é um trabalho demorado. Vamos verificar como é que vai ser o evoluir da situação ao longo da tarde. Mas esta é uma situação complexa me que todos os operacionais que estão no terreno estão a dar o seu melhor para o mais rapidamente possível dominarmos este incêndio. Temos frentes já em operações de rescaldos e outras com frentes ativas", disse.

Adiantou ainda que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) tem uma linha direta - 800 246 246 - que qualquer cidadão pode contactar para obter todo o tipo de informação quer em relação à identificação das vítimas, quer de estradas cortadas.

Questionado sobre o corte do IC8, Elísio Oliveira explicou que, por vezes, surgem situações pontuais em que, durante um determinado período de tempo, as vias podem estar condicionadas ou mesmo cortadas, mas remeteu qualquer informação para o número disponibilizado pela ANPC.

INEM fala em 135 feridos

O incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande causou até ao momento 135 feridos, entre os quais 121 civis, 13 bombeiros e um militar da GNR, revelou à Lusa o presidente do INEM.

Dos 135 feridos, cinco bombeiros voluntários e dois civis estão em estado grave. 

A maior parte dos feridos são ligeiros, sendo que 28 deles foram levados para o hospital. Os restantes receberam assistência no local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório