Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Europa: Grupo da Esquerda Unitária diz-se "profundamente chocado"

O Grupo da Esquerda Unitária (GUE) do Parlamento Europeu manifestou-se hoje "profundamente chocado" com os fogos florestais que desde sábado causaram pelo menos 62 mortos em Portugal e pede a Bruxelas mobilização de meios.

Europa: Grupo da Esquerda Unitária diz-se "profundamente chocado"
Notícias ao Minuto

12:20 - 19/06/17 por Lusa

Política Pedrógão Grande

"Como toda a gente na Europa, estamos profundamente chocados com as imagens dos fogos florestais e estamos de luto com Portugal por causa das trágicas perdas de vidas", segundo um comunicado hoje divulgado pelo GUE, que inclui os três eurodeputados portugueses eleitos pelo PCP e ainda a do BE.

O GUE exprimiu, também, a "mais forte solidariedade com todos os que foram afetados e, especialmente, com as equipas de emergência altruístas cuja coragem serve de exemplo para todos nós".

O grupo político no PE subscreve, ainda, um apelo dos eurodeputados do PCP à Comissão Europeia para que "mobilize todos os meios para compensar danos e apoiar as vítimas".

O fogo, que deflagrou às 13:43 de sábado, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, alastrou depois aos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e entrou também no distrito de Castelo Branco, pelo concelho da Sertã.

O último balanço dá conta de 62 mortos civis e 62 feridos, dois deles em estado grave. Entre os operacionais, registam-se dez feridos, quatro em estado grave. Há ainda dezenas de deslocados, estando por calcular o número de casas e viaturas destruídas.

O Governo decretou três dias de luto nacional, até terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório