Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Exames: Como ajudar o seu filho a ter mais confiança e menos stress

Chegou aquele que é um dos momentos mais temidos pelos estudantes. Veja como pode ajudar o seu filho a lidar da melhor forma com a época de exames.

Exames: Como ajudar o seu filho a ter mais confiança e menos stress
Notícias ao Minuto

13:35 - 19/06/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Stress, pressão e ansiedade: Este é o cocktail que compõe a mente de um estudante em época de exames. Embora seja difícil evitar esta combinação, existem boas formas de ajudar os mais novos a lidar com aquele que é um dos períodos mais temidos do ano.

Como explica o The Guardian, um dos primeiros aspetos a ter em conta pelos pais é a oferta de ajuda, devendo o pai e/ou a mãe tentar perceber que tipo de ajuda o aluno quer, podendo o simples gesto de escutar o jovem a falar da matéria ser a forma mais eficaz deste memorizar todos os conteúdos, ao mesmo tempo que fica mais seguro sobre aquilo que sabe.

Para que o stress fique bem longe nesta época do ano, nada como estimular um método de estudo natural e que vá ao encontro das necessidades do estudante. Criar um ambiente sossegado, com boa luz e livre de distrações é uma outra tarefa dos pais, assim como confiar no filho quando este diz que vai estudar com os amigos. Embora possa soar a tudo menos estudo, a verdade é que várias cabeças a pensar ao mesmo tempo pode, de facto, ajudar os jovens a assimilarem melhor a matéria, algo que também acontece quando o jovem fala sozinho sobre o que está a estudar. Diz a ciência que rever a matéria em voz alta estimula a capacidade de memorização, por isso, dar espaço ao jovem para fazê-lo sem que se sinta intimidado ou envergonhado é um aspeto a ter em conta nesta época letiva.

Um outro aspeto a ter em conta por parte dos pais é a procura de ajuda suplementar, isto é, tentar perceber se a escola tem algum tipo de apoio ao estudo ou explicador disponível para rever os últimos pontos da matéria. Recorrer a fichas e resumos online também pode ajudar não só no método de estudo, como também na redução do stress.

Estimular a confiança do estudante - fazendo perguntas sobre a matéria e elogiando sempre que a resposta é acertada - é um outro método a ter em conta e um dos mais eficazes para fazer desaparecer o stress.

Para que a ansiedade não tome conta do pensamento dos estudantes, promovendo possíveis bloqueios durante a prova, sair para caminhar na noite que antecede o teste ou até mesmo ir a pé para a escola é uma forma eficaz de acalmar, como diz o médico Chuck Millman, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório