Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Governo francês demite-se hoje para "remodelação técnica"

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, deverá apresentar hoje a demissão do seu Governo para uma "remodelação técnica", anunciou o porta-voz do executivo, um dia depois das legislativas que deram a maioria absoluta ao novo Presidente.

Governo francês demite-se hoje para "remodelação técnica"
Notícias ao Minuto

10:04 - 19/06/17 por Lusa

Mundo Eleições

"O primeiro-ministro vai apresentar a demissão nas próximas horas", "durante o dia" de hoje, "como é hábito", disse Christophe Castaner à rádio RTL.

A demissão do executivo após as legislativas é um procedimento formal previsto na lei.

"Nos próximos dias será constituído um novo Governo sob a autoridade, penso, de Édouard Philippe", acrescentou o porta-voz, acrescentando tratar-se de uma pequena "remodelação técnica".

O partido do Presidente centrista Emmanuel Macron, A República Em Marcha, e o aliado MoDem, obtiveram no domingo uma maioria absoluta confortável na Assembleia Nacional, elegendo 351 dos 577 deputados da câmara.

Esta segunda volta das legislativas foi marcada por uma elevada taxa de abstenção, de cerca de 57%.

Questionado sobre a fraca participação, Castaner disse que o partido sabia, "desde a primeira volta", realizada a 11 de junho, que "o risco era grande": "Possivelmente este sentimento de vitória adquirida desmobilizou parte do nosso eleitorado", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório