Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Brasil e China querem aprofundar cooperação no setor fiscal e financeiro

Os vice-ministros das Finanças do Brasil e China concordaram no domingo, em Xangai, aprofundar a cooperação nos setores fiscal e financeiro, informou hoje a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Brasil e China querem aprofundar cooperação no setor fiscal e financeiro
Notícias ao Minuto

08:47 - 19/06/17 por Lusa

Mundo Diplomacia

O encontro decorreu na véspera dos ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o bloco de países emergentes designado BRICS, se reunirem.

Marcello Estevão, vice-ministro da Fazenda brasileiro, e o seu homólogo chinês, Shi Yaobin, "celebraram acordos" em questões de "política macroeconómica, reformas estruturais e cooperação no âmbito do G20 e do BRICS", escreve a agência.

Os dois responsáveis abordaram ainda a cooperação nos setores financeiro, investimento e política fiscal, acrescenta.

"A China está disposta a aprofundar a coordenação nas políticas macroeconómicas com o Brasil para melhorar a governança global e procurar maior potencial nos investimentos bilaterais", afirmou Shi Yaobin, citado pela Xinhua.

A China é o primeiro parceiro comercial do Brasil e o seu maior investidor externo. Os dois países fazem ainda parte do G20 e do BRICS.

Marcelo Estevão afirmou que os dois países têm "muito potencial" para cooperarem, acrescentando que como mercados emergentes e membros do BRICS, as duas nações contribuíram para a economia mundial.

Em Pequim, os ministros dos Negócios Estrangeiros do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul discutiram as alterações climáticas, o comércio e o terrorismo, visando alinhar posições em assuntos chave, numa altura em que o Presidente norte-americano, Donald Trump, retirou os Estados Unidos de acordos multilaterais como o acordo de Paris para o clima e o Acordo de Associação Transpacífico (TPP).

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, afirmou que, no próximo ano, a China planeia ter uma cooperação mais abrangente em áreas como o comércio e investimento, com os países do BRICS.

No conjunto, aqueles países compõem quase 40% da população mundial e 20% da economia global.

Todos os cinco países são membros do G20, apesar de as suas perspetivas económicas se terem deteriorado, sobretudo no Brasil, África do Sul e Rússia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de África do Sul, Maite Nkoana-Mashabane, apontou as alterações climáticas como uma questão principal.

"Existe um clima e para as futuras gerações devemos empregar todos os esforços ao nosso dispor para reverter os efeitos das alterações climáticas", disse.

Nkoana-Mashabane apontou ainda a necessidade em unir esforços para combater o terrorismo.

Os líderes dos cinco países vão reunir-se, em setembro, na cidade chinesa de Xiamen.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório