Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Irão diz ter matado "muitos terroristas" em bombardeamento

Os Guardiães da Revolução do Irão anunciaram hoje ter abatido "um grande número de terroristas" com o lançamento de mísseis contra uma base do autoproclamado Estado Islâmico (EI) na região de Deir Ezzor, no leste da Síria.

Irão diz ter matado "muitos terroristas" em bombardeamento
Notícias ao Minuto

08:17 - 19/06/17 por Lusa

Mundo Síria

Em comunicado, a tropa de elite do regime iraniano indicou que os mísseis atingiram o seu alvo e que "um grande número de terroristas" foram abatidos no bombardeamento, levado a cabo no domingo a partir do oeste do Irão, que destruiu também armamento, munições e equipamentos do EI.

O lançamento de mísseis -- que foram os primeiros disparados pelo Irão para fora do seu território em 30 anos, desde a guerra Irão-Iraque (1980-1988) -- figura como resposta aos atentados, sem precedentes, perpetrados em Teerão no dia 07 contra dois lugares altamente simbólicos -- o mausoléu do 'ayatollah' Khomeini, fundador da República Islâmica, e o parlamento.

A autoria do duplo atentado, que fez 17 mortos, foi reivindicada pelo EI.

A tropa de elite do regime iraniano garantiu ainda, no mesmo comunicado, que "o derramamento de sangue inocente não ficará sem resposta" e que o Irão "não poupará esforços para defender a sua segurança nacional".

O Irão encontra-se envolvido no combate contra grupos rebeldes e extremistas, entre os quais o EI, na Síria e no Iraque, ao lado dos Governos dos dois países, mas foi a primeira vez que foram disparados mísseis de território iraniano contra os grupos 'jihadistas' na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório