Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Ardeu mais de metade da área florestal de Figueiró dos Vinhos

Mais de metade da área florestal ardeu no concelho de Figueiró dos Vinhos, na sequência do incêndio que começou no sábado em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da câmara.

Ardeu mais de metade da área florestal de Figueiró dos Vinhos
Notícias ao Minuto

06:56 - 19/06/17 por Lusa

País Pedrógão Grande

"Seguramente, mais de metade da área florestal ardeu no meu concelho", disse o presidente do município, Jorge Abreu, considerando que terá ardido mais de 65% da área florestal dos três concelhos até agora mais afetados pelo incêndio: Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

De acordo com o autarca, várias aldeias de Figueiró dos Vinhos foram afetadas pelo incêndio, mas na maioria dos casos terão ardido apenas os terrenos à volta das casas, como em Casal de São Simão, um ponto de atração turística do concelho.

Em declarações à Lusa, Jorge Abreu referiu ainda que a situação "já não é tão grave como era" e que está "tudo mais ou menos controlado" no município que lidera.

"Não tenho conhecimento de alguma situação crítica", vincou o autarca socialista.

O fogo deflagrou às 13:43 de sábado, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, e alastrou aos distritos de Castelo Branco e Coimbra.

O balanço mais recente dá conta de 62 mortos civis e 62 feridos, dois deles em estado grave.

Há ainda dezenas de deslocados e está por calcular o número de casas e de viaturas destruídas.

O Governo decretou três dias de luto nacional, até terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório