Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Guineenses acompanham situação com "angústia" e expressam solidariedade

O Presidente guineense, José Mário Vaz, expressou hoje ao seu homólogo Marcelo Rebelo de Sousa a solidariedade dos guineenses, que acompanham com "angústia" a tragédia que ocorreu num incêndio no concelho de Pedrógão Grande.

Guineenses acompanham situação com "angústia" e expressam solidariedade
Notícias ao Minuto

23:32 - 18/06/17 por Lusa

País Incêndios

Numa carta enviada a Marcelo Rebelo de Sousa, José Mário Vaz refere que foi com "consternação profunda" que tomou conhecimento dos "trágicos efeitos causados pelo incêndio no concelho de Pedrogão Grande".

"Nesta triste ocasião, endereço-lhe, em nome do povo guineense e em meu nome pessoal, os sentimentos do nosso profundo pesar e a expressão da nossa solidariedade", refere na carta, onde trata Marcelo Rebelo de Sousa por "meu caro amigo".

O Presidente da Guiné-Bissau salienta, também, que os guineenses estão a "acompanhar com angústia os extraordinários esforços das equipas de socorro".

"Neste momento difícil, o nosso pensamento está com todas as vítimas desta tragédia, muito em particular, com as famílias que perderam os seus entes queridos, a quem, por via da presente, endereçamos as nossas mais sentidas condolências", conclui o Presidente da Guiné-Bissau.

O fogo, que deflagrou às 13:43 de sábado, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, alastrou depois aos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e entrou também no distrito de Castelo Branco, pelo concelho da Sertã.

O último balanço dá conta de 62 mortos civis e 62 feridos, dois deles em estado grave. Entre os operacionais, registam-se dez feridos, quatro em estado grave. Há ainda dezenas de deslocados, estando por calcular o número de casas e viaturas destruídas.

O Governo decretou três dias de luto nacional, até terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório