Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Líder do Partido Socialista francês demite-se após derrota histórica

O líder do Partido Socialista francês, Jean-Christophe Cambadélis, anunciou hoje a sua demissão, minutos depois de as primeiras projeções mostrarem uma derrota histórica do seu partido na segunda volta das eleições legislativas.

Líder do Partido Socialista francês demite-se após derrota histórica
Notícias ao Minuto

20:23 - 18/06/17 por Lusa

Mundo Eleições

"Há que construir uma nova oferta política das esquerdas para contrariar o neoliberalismo e o nacionalismo", disse Cambadélis, que referiu que uma direção coletiva ficará agora responsável pelo partido.

De acordo com as projeções difundidas ao início da noite pela imprensa francesa, o Partido Socialista (PS), que até agora detinha a maioria na Assembleia Nacional (com um total de 577 lugares), conseguirá eleger entre 27 e 49 deputados, juntamente com os seus aliados ecologistas.

"A esquerda tem de mudar, quer a forma quer o fundo, quer as suas ideias quer as suas organizações. Ela deve abrir um novo ciclo", declarou o líder socialista, para quem é necessário "repensar as raízes do progressismo, que são o estado de bem-estar e a extensão constante dos direitos".

"Tomo esta decisão sem amargura ou raiva, consciente do meu dever e do momento crucial que a esquerda atravessa ", disse.

Cambadélis assinalou que o "triunfo incontestável" do partido do Presidente, Emmanuel Macron (A República Em Marcha!), e a "derrota inquestionável" da esquerda e "sem contestação" do PS francês devem abrir uma reflexão.

"Os franceses optaram por dar uma oportunidade ao Presidente e não deixaram opções aos seus adversários. Tem todo o poder. Mas o seu triunfo esconde um lado artificial (...) porque a sua imponente maioria não reflete a realidade social do país", afirmou.

Cambadélis pediu a Macron que "escute o país" e que não se afaste do "diálogo social".

O partido do Presidente francês, Emmanuel Macron, terá obtido hoje a maioria absoluta, entre 355 e 425 assentos, num total de 577, segundo as sondagens à boca da urna.

A abstenção atinge mais de 56%, um recorde para uma segunda volta das legislativas.

O partido de direita Os Republicanos terá obtido 97 a 130 lugares e o Partido Socialista entre 27 e 49, enquanto a extrema-direita garantiu a eleição de quatro a oito deputados e a esquerda radical (França Insubmissa e Partido Comunista) um total de 10 a 30 assentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório