Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Pedrógão Grande: Caritas disponibiliza 200 mil euros para apoio imediato

A Caritas portuguesa anunciou hoje que tem já disponível uma verba de 200 mil euros para apoiar as vítimas dos incêndios que lavram na zona de Pedrógão Grande, desde sábado.

Pedrógão Grande: Caritas disponibiliza 200 mil euros para apoio imediato
Notícias ao Minuto

15:10 - 18/06/17 por Lusa

País Tragédia

"Quem necessitar pode dispor desses 200 mil euros", que pertencem à Cáritas Nacional. "Mas sabemos que em todas as dioceses, por iniciativa própria, se disponibilizam verbas que estejam na posse destas instituições" e que "podem ser postas à disposição".

"A seguir a isto, o grande trabalho vai ser reconstruir casas, devolver os trabalhos perdidos, ajudar pessoas que perderam os seus familiares", afirmou Eugénio da Fonseca, que recusa que o setor social substitua os apoios oficiais.

E necessário "acionar os mecanismos legais", para agilizar os procedimentos burocráticos. "Estou a pensar nas seguradoras e peço que assumam os seus compromissos e não se percam em burocracias. Tudo o que tiver seguro deve ser suportado pelo seguro", disse Eugénio Fonseca à agência Lusa.

Nas próximas horas, será anunciada uma conta solidária da Caritas, explicou Eugénio Fonseca, que se mostra indignado com as consequências dos fogos todos os anos a que a instituição tem que acudir.

"Andamos a entregar casas reconstruídas" após os incêndios na Madeira, Arouca, Anadia ou Ourém, mas todos os anos "abre-se a época dos incêndios como se abre a época balnear".

"Aqui há uma corresponsabilidade de quem é detentor dos terrenos", mas o "Estado tem de acionar mecanismos mais céleres", com verbas comunitárias mais desburocratizadas no apoio à limpeza, explicou Eugénio Fonseca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório