Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Presidente da CAP "consternado" solidariza-se com dor das famílias

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo de Oliveira e Sousa, associou-se hoje, "consternado", às "imagens dolorosas" do incêndio de Pedrógão Grande e à dor das famílias das vítimas.

Presidente da CAP "consternado" solidariza-se com dor das famílias
Notícias ao Minuto

15:04 - 18/06/17 por Lusa

País Pedrógão Grande

Eduardo de Oliveira e Sousa lamentou a "perda incalculável" resultante deste incêndio, tanto em vidas humanas como em bens materiais e pelo que representa de perda para o mundo rural.

Sublinhando a atribuição deste incêndio a causas naturais, Oliveira e Sousa referiu o facto de Portugal sofrer de picos de calor com mudanças súbitas da direção dos ventos, que resultam da "violência das alterações climáticas".

"As populações rurais foram muito afetadas por esta tragédia", disse, apelando a que o país se associe neste momento de dor e em que é necessária toda a solidariedade.

Oliveira e Sousa referiu o facto de a CAP contar com associados em todo o país, incluindo na zona afetada pelo incêndio, onde será, passado o momento de socorro e de ajuda imediata, necessário realizar "muito trabalho".

"Além do trabalho social", a fazer pelas entidades com competência nessa área, há "todo um trabalho de recuperação das perdas materiais", disse.

O fogo, que causou pelo menos 62 mortos e mais de 50 feridos, deflagrou numa área florestal em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, e alastrou-se aos municípios vizinhos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, obrigando a evacuar zonas povoadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório