Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

[2-2] Portugal deixa fugir vitória nos descontos e empata com o México

Golos de Quaresma e Cédric Soares foram insuficientes para a seleção nacional arrancar uma vitória em Kazan.

[2-2] Portugal deixa fugir vitória nos descontos e empata com o México
Notícias ao Minuto

17:51 - 18/06/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Direto

Análise: A entrada na Taça das Confederações podia ter sido a melhor mas Portugal não foi além de um empate com o México (2-2), este sábado, em Kazan.

A seleção nacional esteve por duas ocasiões na frente do marcador mas deixou-se sempre empatar. O último golo dos mexicanos foi mesmo apontado no tempo de compensação, onde foi notória a falta de atenção por parte da defensiva portuguesa.

Mas comecemos pelo início.

A primeira parte da partida conheceu dois momentos diferentes. Um primeiro, onde a seleção portuguesa pareceu algo desorientada face à pressão exercida pelo México. Com claras dificuldades em construir jogo, só a partir do momento em que o árbitro assinalou um livre à entrada da área do mexicanos é que a seleção nacional despertou para o jogo.

Primeiro com um remate à barra de Ronaldo e na sequência, com um golo de Pepe anulado pelo vídeo árbitro. No início do lance, o central português estava em posição irregular à semelhança de outros dois companheiros de equipa.

No entanto, e apesar do tento anulado, Portugal pareceu ganhar novo alento e arrancou para os melhores minutos no primeiro período. O golo acabaria por aparecer através de Ricardo Quaresma (34’). Depois de um lance individual de Cristiano Ronaldo, o capitão da seleção viu Quaresma solto e entregou-lhe a bola. Perante Ochoa, o virtuoso extremo fez uma simulação que deixou o guardião mexicano batido e inaugurou o marcador.

O México respondeu da melhor forma, e ainda antes do intervalo, repôs a igualdade na partida. Depois de uma falha clamorosa de Raphael Guerreiro, a bola sobrou para Carlos Vela. O extremo mexicano conseguiu meter a bola entre Pepe e José Fonte, onde apareceu Chicharito Hernández (41’) que , em modo salto peixinho, empurrou a bola para o fundo da baliza à guarda de Rui Patrício.

As equipas trocaram de campo mas o jogo foi o mesmo 

Na segunda parte, Portugal voltou a entrar em falso onde até acusou alguma falta de criatividade para contornar a coesão dos mexicanos.

O desenho de 4x3x3 montado por Fernando Santos colocava os jogadores longe de Cristiano Ronaldo, que apareceu muito só na frente de ataque. Nem a entrada de Adrien Silva e Gelson Martins resolveu os problemas detetados, ficando a sensação que a entrada de André Silva no jogo pecou por tardia.

Assim que o avançado do AC Milan entrou para a partida, e Portugal passou para um 4x4x2, as unidades portuguesas juntaram as linhas e começaram logo a carburar de uma outra forma. Prova disso, é que André Gomes conseguiu descobrir ,pouco tempo depois, André Silva num cruzamento onde… Ronaldo já não apareceu sozinho na grande área mexicana. 

Minutos depois, o golo de Portugal acabaria por aparecer. Depois de uma boa jogada colectiva, Cédric Soares (86') apareceu na grande área mexicana e atirou para o fundo da baliza de Ochoa, com a bola a tocar em Herrera antes de entrar.

Quando o jogo parecia praticamente resolvido, surge um grande balde de água fria para os pupilos de Fernando Santos. Na sequência de um canto, Héctor Moreno apareceu sozinho e empatou a partida já quando o relógio marcava um minuto para além do tempo regulamentar.

Os três pontos fugiram assim e Portugal arrancou para a competição com um empate que até sabe a derrota.

Na quarta-feira, Portugal joga a 2.ª jornada da competição frente à anfitriã Rússia que soma já três pontos, depois de ter batido a Nova Zelândia (2-0) no sábado. 

___________________________________________________________________

90'+3- Acaba a partida em Kazan! Portugal esteve muito perto de entrar nas Confederações a ganhar mas um golo do México no tempo extra deitou por terra o esforço luso. 

90'+1- Golo do México! Balde de água fria para a seleção nacional. Na sequência de um canto, Moreno apareceu sozinho e teve tempo para tudo, restabelecendo a igualdade no marcador. 

88'- Gelson Martins!! Quase a fazer o terceiro!! Grande jogada da seleção nacional, com André Silva a descobrir o extremo do Sporting que rodou, rematou mas a bola acaba por sair pela parte de fora do poste esquerdo da baliza de Ochoa. 

85'- GOLOOO!! Cédric Soares!! Ai está o segundo golo de Portugal a cinco minutos do fim. Na sequência de uma jogada colectiva, o lateral-direito rematou forte com a bola a raspar em Herrera. 

84'- Quase!! André Silva!! O recém-entrado avançado respondeu da melhor maneira a um cruzamento de André Gomes mas Ochoa volta a ser gigante e nega o segundo golo a Portugal!

81'- André Silva prepara-se para entrar! Sai Quaresma, entra o agora avançado do AC Milan. 

80'- Quaresma volta a ameaçar após combinação com Ronaldo. Agarra Ochoa! 

77'- Alteração no México. Sai Jiménez e entra Peralta. 

72'- Cartão amarelo para Guardado. O mexicano derrubou Cristiano Ronaldo à entrada da grande área. É livre para Portugal!

68'- Miguel Layún tentou ameaçar Rui Patrício através de livre mas o remate do mexicano sai por cima da barra portuguesa. 

O jogo atravessa um período de indefinição. Poucas oportunidades de golo das duas partes e pouca velocidade nas transições. 

66'- Alteração no México. Sai Carlos Salcedo e entra Araujo. 

57'- Alteração para Portugal. Sai João Moutinho e entra Adrien Silva. 

57'- Alteração para Portugal. Sai Nani e entra Gelson Martins. 

56'- Alteração no México. Sai Vela e entra Giovanni dos Santos. 

Fernando Santos deverá estar prestes a mexer na equipa. Gelson e Adrien vão entrar! 

51'- Jiménez remata e ganha canto para o México. 

48'- Livre perigoso do México mas a bola acaba por sair para pontapé de baliza. 

46'- Ai está o apito para o início da segunda parte! 

45' - Intervalo em Kazan! Portugal e México chegam ao intervalo tal como iniciaram a partida: empatados. Pelo meio, Quaresma e Chicharito apontaram um golo para cada lado. 

45'- Que falhanço de Chicharito! Tinha tempo e espaço para mais e melhor mas a bola... foi para as núvens! 

41'- Golo do México! Depois de uma falha de Guerreiro, a bola sobra para Vela que centrou para Chicharito Hernández que não perdoou. Está feito o empate na partida!

39'- Quaresma! Quase a bisar na partida! Depois de uma boa jogada colectiva, o extremo volta a rematar, desta vez cruzado, mas a bola sai ao lado da baliza de Ochoa. 

34'- GOOOLOOO!! Quaresma faz o primeiro golo da partida! Após um lance individual de Cristiano Ronaldo, a bola sobra para Quaresma que depois de sentar Ochoa só teve de empurrar a bola para o fundo da baliza do México. 

33'- Salcedo desviou a bola para a própria baliza mas Ochoa estava atento e protagoniza uma grande defesa! É canto para Portugal. 

29'- Vela cobra o livre mas a bola ao lado da baliza de Rui Patrício. 

28'- Livre para o México. Novamente à entrada da grande área. 

19'- Ronaldo remata à barra! Na sequência do lance, Pepe introduz a bola na baliza mas o árbitro recorreu ao vídeo-árbitro e anulou o lance por fora de jogo. 

16'- Remate de Ricardo Quaresma mas a bola sai ao lado da baliza à guarda de Ochoa. 

A Seleção está com claras dificuldades para construir jogo. A maior parte das iniciativas ofensivas acabam sempre nos pés dos jogadores mexicanos. 

Primeiros minutos com o México mais pressionante. Por seu turno, Portugal está a perder muitas bolas. 

5'- Livre perigoso para o México. Falta de Nani à entrada da área!

1'- Rola a bola em Kazan! 

0'- Cumpre-se o minuto de silêncio pedido pela Federação Portuguesa de Futebol que foi prontamente aceite pela FIFA. 

0'- É a vez do hino do México. 

0'- Já se ouve o hino português!

As duas selações entram em campo o esperado jogo. Jogadores portugueses entram com fumos negros nas camisolas em homenagem às vítimas do incêndio que invadiu Pedrógrão Grande. 

___________________________________________________________________

Onze de Portugal: Rui Patrício, Cédric, Pepe, Fonte, Guerreiro, William Carvalho, André Gomes, Moutinho, Nani, Quaresma e Ronaldo.  

Onze do México: Ochoa; Salcedo, Reyes, Moreno, Layún; Guardado, Herrera, Jonathan dos Santos; Vela, Chicharito e Jiménez. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório