Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Lacerda na TAP: "Jogo de cintura de Costa por vezes falha"

As nomeações para administração da TAP continuam a dar que falar, apesar de primeiro-ministro ter afastado a ideia de polémica em torno do caso.

Lacerda na TAP: "Jogo de cintura de Costa por vezes falha"
Notícias ao Minuto

15:58 - 13/06/17 por Notícias Ao Minuto

Política Joaquim Jorge

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, comentou a polémica da semana, a nomeação de Diogo Lacerda para a administração da TAP. A nomeação de Lacerda, sublinhe-se, tem sido criticada à Direita, mas também não agradou à Esquerda. Questionado pelos jornalistas, o primeiro-ministro afastou o rótulo de "polémica" e afirmou que a "decisão está tomada".

"António Costa, ao nomear Miguel Frasquilho, do PSD, para presidente do conselho de Administração da TAP e o seu amigo Diogo Lacerda para vogal, pensava que o PSD se calava", começa por analisar Joaquim Jorge, sublinhando que o "jogo de equilibrismo e de cintura" de Costa "por vezes falha".

Por outro lado, Pedro Passos Coelho classificou a nomeação de Lacerda, alguém que integrou as negociações com os acionistas privados para o Estado voltasse a ter maioria do capital da TAP, como "uma pouca vergonha". Mas Passos Coelho, lembra o biólogo, "não se pode esquecer que o seu partido (PSD) já fez o mesmo anteriormente".

Em todo o caso, não considera que seja uma pouca vergonha. É, isso sim, "eticamente reprovável". Lembrando que Diogo Lacerda tem um "enorme defeito político" que é ser "amigo pessoal de longa data de Costa", Joaquim Jorge não deixa de criticar aquilo a que chama "placa giratória de nomeações para um lado e para outro".

"Não dá boa imagem do Estado", opina. Além disso, entende que é um "jogo" que "prejudica imenso a relação entre a política e os cidadãos".

E conclui: "Não deve haver nomeações para amigos e familiares. Ponto! Mas isso é impossível… Fica ao critério de cada governante e de cada empresário".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório