Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Indígena vence ultramaratona no México com sandálias e saia

María é a prova de que não é preciso gastar mundos e fundos em material desportivo para se ser bom.

Indígena vence ultramaratona no México com sandálias e saia
Notícias ao Minuto

12:02 - 22/05/17 por Melissa Lopes

Mundo Viral

María Lorena Ramírez tem 22 anos e é uma das melhores atletas de longa distânica na comunidade indígena rarámuri (ou tarahumara), do México. O curioso, e o que a muitos causará espanto, é que esta atleta não usa qualquer equipamento considerado normal por qualquer atleta desta distância.

Nem ténis, nem calções, nem relógio com GPS, licras ou meias de compressão, nem colete de hidratação. No final de abril ganhou o Ultra Trail Cerro Rojo, realizado em Puebla, onde participaram 500 atletas de 12 países.

A imagem da mulher no pódio, ao lado das outras duas classificadas, foi partilhada no Facebook a 13 de maio e desde então tornou-se viral, tendo já mais de 92 mil partilhas. María Lorena Ramírez correu durante sete horas e três minutos usando umas sandálias e vestindo uma saia, equipamento comum dos tarahumara.

No ano passado, Ramírez ficou em segundo lugar na Ultramaratona Caballo Blanco 2016, no Estado de Chihuahua, na categoria dos 100 quilómetros. Além de não usar qualquer equipamento desportivo, a atleta também não consome nenhum gel ou doce para dar energia durante a prova.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório