Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Saída do PDE é "reconhecimento do esforço" e "excelente notícia"

O Comissário Europeu para os assuntos económicos e financeiros surgiu numa conferência de imprensa para anunciar os resultados da análise à Execução Orçamental portuguesa no ano passado.

Saída do PDE é "reconhecimento do esforço" e "excelente notícia"
Notícias ao Minuto

10:59 - 22/05/17 por Bruno Mourão

Economia Pierre Moscovici

Portugal está a caminho da ansiada saída do Procedimento por Défices Excessivos. A dura herança da crise iniciada em 2008 pode ser esquecida finalmente, desde que a recomendação da Comissão Europeia seja aceite e o Estado português seja removido da lista de países incumpridores do Pacto Orçamental.

"Propomos para a Croácia e para Portugal a saída do Procedimento por Défices Excessivos", revelou Pierre Moscovici, Comissário Europeu para os assuntos económicos e financeiros, numa conferência de imprensa realizada após a primeira divulgação oficial das recomendações.

Juntamente com Valdis Dombrovskis, Moscovici aproveitou a oportunidade para classificar a provável saída do Procedimento por Défices Excessivos como "uma excelente notícia para Portugal, para a economia portuguesa e para o povo português" e "um belo reconhecimento do esforço para sair de uma crise que teve um impacto social importante".

Quanto a Dombrovskis, Comissário Europeu da estabilidade financeira e vice-presidente do euro, classificou a decisão como "justa", mas sublinhou que Bruxelas mantém pelo menos uma preocupação: "O elemento que vamos continuar a acompanhar de muito perto é o custo da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos".

[Notícia atualizada às 11h15]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório