Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Diz-se em Espanha: Portugal "trocou políticos tristonhos" por otimistas

Com dois políticos otimistas "no leme", Portugal tem motivos para sorrir, escreve o El País.

Diz-se em Espanha: Portugal "trocou políticos tristonhos" por otimistas
Notícias ao Minuto

11:47 - 21/05/17 por Carolina Rico

Política El País

É de boas notícias para Portugal que se fala no último artigo de Javier Martín para o diário Espanhol El País.

À boleia do “sábado glorioso”, em que os portugueses ganharam a Eurovisão e receberam a visita do Papa Francisco, e recordando a eleição de António Guterres como secretário-geral da ONU e a vitória no Euro, faz-se um balanço ao estado da nação lusa.

“Portugal substituiu dois políticos de ar tristonho (o presidente Aníbal Cavaco Silva e o primeiro-ministro Passos Coelho) por dois otimistas Marcelo Rebelo de Sousa na presidência e o socialista António Costa no Governo [...] Com eles no leme, o país sorri social e economicamente”, lê-se.

Ultrapassada a crise e a austeridade, a economia deu o maior ‘pulo’ da última década, Portugal financia-se nos mercados com juros baixos, repõem-se os salários na função pública, o turismo cresce e também o salário mínimo aumenta.

Tanto socialistas como os seus parceiros de governação, Bloco de Esquerda e PCP, estão “de peito inchado” enquanto Marcelo “arrasou com a sua política de afetos”.

Por todos estes motivos, escreve o jornalista do El País, Portugal é “sexy e está na moda”, ainda que “com moderação”, consolidada na imagem do “prudente ministro das Finanças”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório