Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Vai à praia neste fim de semana de calor? Atenção aos raios UV

Todas as regiões de Portugal continental e do arquipélago da Madeira apresentam hoje risco 'muito elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Vai à praia neste fim de semana de calor? Atenção aos raios UV
Notícias ao Minuto

07:35 - 20/05/17 por Lusa

País IPMA

De acordo com o Instituto, as regiões de Beja, Viana do Castelo, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Vila Real, Viseu, Aveiro, Porto, Funchal e Porto Santo (Madeira) e Ponta Delgada (ilha de São Miguel, nos Açores), Angra do Heroísmo (Terceira) estão hoje em risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV.

A exceção vai para Santa Cruz das Flores (ilha das Flores) com 'risco elevado' e Horta (Faial) com nível 'moderado'.

Para as regiões com risco 'muito elevado' e 'elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, tornando-se progressivamente, de norte para sul, nublado por nuvens altas a partir da manhã.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante leste, sendo moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde, soprando moderado no Algarve e nas terras altas, onde se tornará forte no final do dia.

O instituto prevê ainda uma pequena subida da temperatura mínima na região Sul e no interior da região Centro e subida acentuada da máxima.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado de nordeste, rodando gradualmente para noroeste.

O IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado, períodos de chuva e vento sudoeste moderado, rodando para oeste.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 13 e 29 graus Celsius, no Porto entre 10 e 27, em Vila Real entre 08 e 25, em Viseu entre 09 e 26, em Bragança entre 05 e 24, na Guarda entre 06 e 23, em Coimbra entre 10 e 29, em Castelo Branco entre 11 e 28, em Santarém entre 10 e 30, em Évora entre 10 e 32, em Beja entre 12 e 33, em Faro entre 17 e 29, no Funchal entre 16 e 23, em Ponta Delgada e na Horta entre 15 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 20.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório